ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71053Palavras-chave:
Ensino de História, ProfHistória, Currículo, Formação DocenteResumo
Investigaremos, neste artigo, os principais temas de pesquisa das dissertações desenvolvidas pelos discentes do ProfHistória a fim de identificar permanências e mudanças no ensino de história na Educação Básica. Para isso, analisamos as dissertações defendidas pelos mestrandos entre 2016 e 2019. Este artigo foi organizado em três partes: inicialmente, apresentamos o ProfHistória e sua concepção sobre formação docente continuada. Depois, identificaremos os temas preponderantes entre os trabalhos desenvolvidos neste programa pelos mestrandos das turmas de 2014 e 2016. Na terceira, buscamos exemplificar os recortes das pesquisas e as motivações de seus autores a fim de discutir tradições e inovações no ensino de história no Brasil.
Referências
BATISTA, Taís Cristine Fernandes. “Volver” para (re)volver: patrimônio e aulas de História pelas ruas da cidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
BRASIL, Murilo de Almeida. Práticas Museais na Escola: narrativas sobre a escola. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão (PR), 2018.
CAIMI, Flávia E.; OLIVEIRA, Sandra R. F. A formalização da experiência no Profistória: o que pode acontecer quando pesquisa e docência se encontram? In: OLIVEIRA, Nucia A. S.; MORETTO, Samira P. (Orgs.). Desafios e resistências no ensino de História. São Leopoldo, RS: Oikos, 2019.
CARVALHO, A. O ensino da ditadura civil-militar no tempo presente pelo olhar dos professores mestres do ProfHistória. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 33, e0103, 2021. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180313332021e0103.
CARVALHO, Camila Abreu de. Quilombo de Maria Conga em Magé: memória, identidade e ensino de história. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
COSTA, Aryana Lima; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O ensino de História como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos da área de pesquisa, notícias do que virá. Saeculum: Revista de História, João Pessoa, v. 16, p. 149-160, jan.-jun. 2007.
COSTA, Gerson Eduardo da. A cidade e o ensino de história: patrimônio, museus e história local. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
CRESPO, Fernanda Nascimento. Brasil de Laudelina: usos do biográfico no ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
CUESTA FERNÁNDEZ, R. Sociogénesis de una disciplina escolar: La Historia. Barcelona: Pomares-Corredor, 1997.
EVANGELISTA, Olinda; TRICHES, Jocemara. Ensino de História, Didática de História, Educação Histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005). Educar em Revista, Curitiba, n. esp., p. 33-55, 2006.
FAGUNDES, Bruno F. L. PROFHISTÓRIA, experimento sem prognóstico. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 33-62, set.-dez. 2017.
FERREIRA, Marieta de Moraes. O ensino da História, a formação de professores e a pós-graduação. Anos 90, Porto Alegre, v. 23, n. 44, p. 21-49, dez. 2016.
FREITAS, Muriel Rodrigues de. Camilles, Pierinas e Eunices – condenadas pela razão: mulheres, loucura, documentário e ensino de história. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
GIL, Carmem Z. V.; et al. Ensinar, pesquisar, ensinar: a experiência dos Mestrados Profissionais. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 8-32, set.-dez. 2017.
GONÇALVES, Nadia G. Produção sobre Ensino de História em periódicos acadêmicos brasileiros (1970-2020). In: MONTEIRO, Ana Maria; RALEJO, Adriana (Orgs.). Cartografias da Pesquisa em Ensino de História. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando o pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.
LIMA, Fábio Carneiro Mendonça de. Mesquita - RJ em Foco: a História da Baixada Fluminense e as relações identitárias na Educação Básica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
MAIA, Marcia de Sousa da Silva. Parque indígena do Xingu: um jogo para a lei 11.645/2008. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2016.
MONTEIRO, A. M. F. C.; RALEJO, A. S.; PIUBEL, T. M. Autoria em aulas de História? “Lugar/espaço de docência” em tempos pandêmicos. [S. n. t.]. (No prelo).
MONTEIRO, Ana Maria; REZNIK, Luís. Pesquisa na formação de professores: perspectivas a partir do Mestrado Profissional em Ensino de História/ProfHistória. In. GABRIEL, Carmen Teresa; MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim (Orgs.). Formação docente e currículo: conhecimentos, sujeitos e territórios. Rio de Janeiro: Mauad X, 2021.
MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de História: pesquisa e projetos de formação. In. ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo (Orgs.). Guerras de narrativas em tempos de crise: ensino de história, identidades e agenda democrática. Cáceres, MT: Unemat, 2021.
NUNES, Fernando de Lima. Para não esquecer: ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 113-128, dez. 2008.
RAMOS, Márcia Elisa Teté. Profhistória: possibilidade de articulação entre ciência, ensino e história pública. Anais do [...]. Simpósio Nacional de História, 30º: História e o futuro da educação no Brasil. Recife: ANPUH, 2019. v. 1, p. 1-15.
ROVARIS, Carolina Corbellini. Narrativas sobre a diáspora africana no Ensino de História: trajetórias de africanos em Desterro/SC no século XIX. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História do Ensino de História: uma proposta de periodização. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 37, p. 73-91, maio-ago. 2012.
SILVA, Giovani José da; MEIRELES, Marinelma Costa. Orgulho e preconceito no ensino de História no Brasil: reflexões sobre currículo, formação docente e livros didáticos. Crítica História, ano VIII, n. 15, jul. 2017.
TORRES NETO, Dilermando Pereira. Cidade, História e Memória: Educação Patrimonial em São Bento do Una /PE. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2018.
VIEIRA, Fabiolla Falconi. O samba pede passagem: o uso de sambas-enredo no ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
ZANONI, Elton Frias. Gamificação, aprendizagem e Ensino de História: construção de estratégias didáticas com ferramentas online. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – ProfHistória em Rede; Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.