ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71053

Palavras-chave:

Ensino de História, ProfHistória, Currículo, Formação Docente

Resumo

Investigaremos, neste artigo, os principais temas de pesquisa das dissertações desenvolvidas pelos discentes do ProfHistória a fim de identificar permanências e mudanças no ensino de história na Educação Básica. Para isso, analisamos as dissertações defendidas pelos mestrandos entre 2016 e 2019. Este artigo foi organizado em três partes: inicialmente, apresentamos o ProfHistória e sua concepção sobre formação docente continuada. Depois, identificaremos os temas preponderantes entre os trabalhos desenvolvidos neste programa pelos mestrandos das turmas de 2014 e 2016. Na terceira, buscamos exemplificar os recortes das pesquisas e as motivações de seus autores a fim de discutir tradições e inovações no ensino de história no Brasil.

Biografia do Autor

Ana Maria Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Emérita e Titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória em Rede. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense; graduada em História pela UFRJ. Líder do “Grupo de Pesquisa em Ensino de História e Formação de Professores” (UFRJ/CNPQ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Nível 2.

Luciana Rossato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História e Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória em Rede. Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina; graduada em História pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Monteiro, A. M., & Rossato, L. (2023). ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História. Revista Maracanan, (32), 36–59. https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71053