Formação, docência e autoria: pensando o ensino-aprendizagem de história – Entrevista com Ilmar Rohloff de Mattos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76519

Palavras-chave:

Entrevista, Ilmar Rohloff de Mattos, Ensino de História, Aprendizagem

Resumo

Entrevista. Revista Maracanan, PPGH/UERJ, Rio de Janeiro, n. 32 - Dossiê "Teoria da história, ensino de história e universidade: diálogos e perspectivas", p. 16-35, jan.-abr. 2023.

Biografia do Autor

Daniel Pinha Silva, Universidade do Estado do Rio e Janeiro

Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História; e do ProfHistória/UERJ, Faculdade de Formação de Professores. Doutor e Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; graduado em História pela UERJ. Atualmente Coordena a Comunidade de Estudos de Teoria da História - COMUM. Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ e do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística - PROCIENCIA, UERJ/FAPERJ.

Marcelo de Mello Rangel, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Instituto de Ciêncis Humanas e Sociais, Departamento de História. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutor e Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; graduado em Filosofia pela UFRJ e em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do “Grupo de Pesquisa em História, Ética e Política” (GHEP/UFOP) e do Grupo de Trabalho “Alteridade e Desconstrução” da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia - ANPOF. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Referências

HARTMAN. Saidiya. Lose Your Mother: A Journey Along the Atlantic Slave Route. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2007.

HARTMAN. Saidiya. Perder a mãe: uma jornada pela rota atlântica da escravidão. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. “Mas não somente assim!” Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Tempo, UFF, Niterói (RJ), v. 11, n. 21, p. 15-26, jun. 2006.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema: a formação da elite imperial do Brasil. 1985. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema: a formação do Estado Imperial. São Paulo: Hucitec, 2017.

MATTOS, Ilmar Rohloff de; DOTORRI, Ella Grinsztein; SILVA, José Luiz Werneck da. Brasil: uma história dinâmica. v. 1. São Paulo: Cia. Ed. Nac., 1972.

MATTOS, Ilmar Rohloff de; GONCALVES, M. A. O Império da Boa Sociedade. A Consolidação do Estado Imperial. São Paulo: Atual, 2001.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Silva, D. P., & Rangel, M. de M. (2023). Formação, docência e autoria: pensando o ensino-aprendizagem de história – Entrevista com Ilmar Rohloff de Mattos. Revista Maracanan, (32), 16–35. https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76519