Formação, docência e autoria: pensando o ensino-aprendizagem de história – Entrevista com Ilmar Rohloff de Mattos
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76519Palavras-chave:
Entrevista, Ilmar Rohloff de Mattos, Ensino de História, AprendizagemResumo
Entrevista. Revista Maracanan, PPGH/UERJ, Rio de Janeiro, n. 32 - Dossiê "Teoria da história, ensino de história e universidade: diálogos e perspectivas", p. 16-35, jan.-abr. 2023.
Referências
HARTMAN. Saidiya. Lose Your Mother: A Journey Along the Atlantic Slave Route. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2007.
HARTMAN. Saidiya. Perder a mãe: uma jornada pela rota atlântica da escravidão. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
MATTOS, Ilmar Rohloff de. “Mas não somente assim!” Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Tempo, UFF, Niterói (RJ), v. 11, n. 21, p. 15-26, jun. 2006.
MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema: a formação da elite imperial do Brasil. 1985. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985.
MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema: a formação do Estado Imperial. São Paulo: Hucitec, 2017.
MATTOS, Ilmar Rohloff de; DOTORRI, Ella Grinsztein; SILVA, José Luiz Werneck da. Brasil: uma história dinâmica. v. 1. São Paulo: Cia. Ed. Nac., 1972.
MATTOS, Ilmar Rohloff de; GONCALVES, M. A. O Império da Boa Sociedade. A Consolidação do Estado Imperial. São Paulo: Atual, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.