Teoria da história, ensino de história e universidade: diálogos e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76518

Palavras-chave:

Apresentação, Teoria da História, Ensino de História, Educação, Universidade

Resumo

Apresentação. Revista Maracanan, PPGH/UERJ, Rio de Janeiro, n. 32 - "Teoria da história, ensino de história e universidade: diálogos e perspectivas, jan.-abr. 2023.

Biografia do Autor

Daniel Pinha Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História; e do ProfHistória/UERJ, Faculdade de Formação de Professores. Doutor e Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; graduado em História pela UERJ. Atualmente Coordena a Comunidade de Estudos de Teoria da História - COMUM. Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ e do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística - PROCIENCIA, UERJ/FAPERJ. 

Marcelo de Mello Rangel, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutor e Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; graduado em Filosofia pela UFRJ e em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do “Grupode Pesquisa em História, Ética e Política” (GHEP/UFOP) e do Grupo de Trabalho “Alteridade e Desconstrução” da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia - ANPOF. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Referências

ARAUJO, Valdei Lopes de. O direito à história: o(a) historiador(a) como curador(a) de uma experiência histórica socialmente distribuída. In. Conversas sobre o Brasil: ensaios de crítica histórica. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

GABRIEL, Carmen Teresa. Teoria da História, Didática da História e narrativa: diálogos com Paul Ricoeur. Revista Brasileira de História (Online), v. 32, p. 187-210, 2012.

GONÇALVES, Marcia de Almeida. Teorizar aprender e ensinar História. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2020.

GUIMARÃES, Géssica. Disciplina e experiência: construindo uma comunidade de escuta na teoria e no ensino de história. História da Historiografia, Ouro Preto (MG), v. 14, n. 36, p. 373–401,

MATTOS, Ilmar Rohloff de. "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Tempo, Niterói (RJ), v. 11, n. 21, p. 5-16, jun. 2006.

RANGEL, Marcelo de M.; ARAUJO, Valdei L de. Apresentação - Teoria e história da historiografia: do giro linguístico ao giro ético-político. História da Historiografia, Ouro Preto (MG), v. 8, n. 17,

RODRIGUES, Mara Cristina; SCHMIDT, Benito. O professor universitário de história é um professor? Reflexões sobre a docência de teoria e metodologia da história e historiografia no ensino superior. Revista de História da Unisinos, v. 21, p. 169-178, 2017.

TURIN, Rodrigo; AVILA, Arthur; NICOLAZZI, Fernando (Orgs.). A História (in)Disciplinada: Teoria, ensino e difusão de conhecimento histórico. Vitória: Milfontes, 2019.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Silva, D. P., & Rangel, M. de M. (2023). Teoria da história, ensino de história e universidade: diálogos e perspectivas. Revista Maracanan, (32), 07–15. https://doi.org/10.12957/revmar.2023.76518