v. 23 n. 71 (2022): É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares

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Publicado: 28-11-2022

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.71449

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares

  • É "sobre" ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas dolíticas curriculares

    Ana Cláudia Silva Rodrigues, Carlos Eduardo Ferraço
    2-9
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.71402
  • Ayoluwa, a alegria de nosso povo: o livro Olhos d’ água, um fermento para formação antirracista

    Flávia Paola Félix Meira, Julvan Moreira de Oliveira
    10-23
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70283
  • Quando o cartógrafo vai a campo: travessias e poéticas de um jovem professor

    Tiago Amaral Sales
    24-41
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70186
  • Entre pensamentos sobre pesquisa e extensão, des-dobramentos curriculares

    Davina Marques, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
    42-55
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70228
  • O “a-com-tecer” do currículo em curso de especialização para professores em exercício

    Márcea Andrade Sales, Maria Inez S. S. Carvalho, Maria Roseli G. B. de Sá
    56-68
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70139
  • Formação docente antirracista, pluriepistêmica, descolonizadora de saberes, interseccional é possível?

    Fabiana de Lima Peixoto
    69-80
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70285
  • Formação de professores indígenas no movimento da inclusão escolar no contexto amazônico amazonense

    Reinaldo Oliveira Menezes, Hellen Cristina Picanço Simas
    81-97
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70047
  • BNC – Formação e cuidado de si: a (im)possibilidade de professorar

    mônica de oliveira costa, caroline barroncas de oliveira, monica silva aikawa
    98-112
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70227
  • Formação de professores: (re)construindo sentidos e fazeres na educação para as relações étnico-raciais

    Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Juliana Melo Rodrigues Lucas, Antonio Henrique Pinto
    113-128
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70211
  • Desentendimento na política curricular: um problema de sentido

    Ricardo Scofano, Thiago Ranniery
    129-141
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70180
  • O despertar para a docência como profissão: o que revelam as narrativas autobiográficas digitais

    Késsia Mileny de Paulo Moura, Sérgio Roberto Kieling Franco, Herli de Sousa Carvalho
    142-158
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70247
  • (Des)encantos da docência na pandemia e alegria como potência de vida

    Rogério Machado Rosa, Marta Corrêa de Moraes, Simone Vieira de Souza
    159-170
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70183
  • O cenário pandêmico e suas implicações na educação básica: uma análise da experiência do amazonas no ensino remoto

    kacia Neto de Oliveira, Maria Aparecida Oliveira de Carvalho, Maria Ione Feitoza Dolzane
    171-184
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.69773
  • Branquitude e formação de professores de história nas diretrizes curriculares nacionais

    Tiago Soares Marques, Deivison Moacir Cezar de Campos
    185-198
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70138
  • O impacto das políticas curriculares na formação docente e a quebra da autonomia do (a) educador(a): uma análise crítica à luz da perspectiva freireana

    Camilla Rubim de Assis, Marcio Antonio Raiol Santos
    199-212
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.69362
  • Sobre ser professor na educação infantil: caminhos, concepções e perspectivas

    Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Estéfani Dutra Ramos
    213-227
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70243
  • O lugar docente na política curricular: um debate a partir dos Institutos Federais

    Isabel Cristina Hentz, Juares da Silva Thiesen
    228-240
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.69887
  • Política curricular do novo ensino médio: tecnologias da governamentalidade neoliberal

    Glhebia Gonçalves de Oliveira Dourado, Shirlei Rezende Sales
    241-255
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70217
  • BNCC e as competências socioemocionais: uma análise crítica às propostas de formação continuada

    Soraya Cunha Couto Vital, Sonia da Cunha Urt
    256-268
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70252
  • O tempo de aprender e os embates políticos e conceituais

    Ramona Graciela Alves de Melo Kappi, Darlize Teixeira Mello
    269-283
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70212

Artigos de Demanda Contínua

  • Relação professor-aluno: discussão a partir da obra Anne de Avonlea

    Viviane Aparecida Bagio
    284-296
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.64896
  • A prática no processo de formação da identidade docente

    Aline Santos Pereira Rodrigues, Gabriele Polato Sachinski, Pura Lúcia Oliver Martins
    297-309
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65480
  • Formação de professores em museus de ciências: análise de oficinas formativas do Espaço Ciência InterAtiva

    Carolina Barbosa dos Santos, Grazielle Rodrigues Pereira
    310-331
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.64182
  • A constituição da carreira do professor de educação infantil

    Danielle Fátima Adada Oresten, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    332-347
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67848
  • Pedagogia de projetos na educação infantil: significados gerados na tematização da prática

    Danielle Aparecida Nascimento dos Santos, Denise Alessi Delfim de Carvalho
    348-361
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.62636
  • Produções acadêmicas em políticas educacionais: o uso do aporte teórico de Stephen Ball

    Divane Oliveira de Moura Silva, Neide Menezes Silva, Kátia Silva Cunha
    362-379
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.66967
  • Diretrizes curriculares nacionais para educação plurilíngue no Brasil: qual educação bilíngue?

    Jaqueline Nascimento da Silva Reis, Ilma de Andrade Barleta, Marina Mello de Menezes Felix de Souza
    380-395
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65619
  • Contribuições da pós-graduação brasileira em educação às pedagogias decoloniais

    Alder de Sousa Dias, Waldir Ferreira de Abreu
    396-413
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.69360
  • Feedbacks e autorregulação da aprendizagem no ensino superior: uma revisão de escopo

    Valesca Brasil Irala, Anna Laura Kerkhoff Cristofari
    414-433
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.64326
  • O componente curricular Psicologia da Educação na formação crítica de professores:limites e possibilidades

    Najla Gama Passos Silva, Lygia de Sousa Viégas
    434-446
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.61941
  • A formação para a pesquisa na linha 1 do (PPGE/Unicentro): em destaque as disciplinas e o processo de orientação

    Luciane Chimel, Michelle Fernandes Lima
    447-462
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.67020

Elos

  • La formación en el hacer: práctica docente en la educación de personas jóvenes y adultas

    Gladys Susana Blazich
    463-475
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.70102

Ensaios

  • Subnotificação censitária de estudantes com altas habilidades/superdotados 2020: desorganização ou descaso?

    José Guilherme Degásperi Brero, Carina Rondini
    476-486
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65416

Resenhas

  • Educação e formação de jovens e adultos. (Re)pensando o trabalho e os contextos profissionais

    Jupter Martins de Abreu Júnior, Tito Marcos Domingues dos Santos
    487-490
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.62309