Quando o cartógrafo vai a campo: travessias e poéticas de um jovem professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.70186

Palavras-chave:

docência, experiência, vida, cartografia, educação

Resumo

Este texto é tecido a partir de cartografias imbricadas através das vivências de um jovem professor de ciências da natureza e pesquisador em educação. As experimentações que se materializam nas linhas que se seguem foram vividas com os trajetos percorridos entre o fim do doutorado e o (re)começo na docência no ensino básico, sendo relatadas por um narrador que as acompanha, paradoxalmente, com certa proximidade e distância, intercaladas com escritas poéticas. A dimensão das travessias ocorre entre os espaços acadêmicos universitários e os escolares, no meio, lugar em que as coisas ganham velocidade. Para tal, materializam-se em poéticas a força do vivível, da experiência, do acontecimento, do que atravessa um corpo em seus múltiplos encontros, das maneiras de lidar com a docência, com a pesquisa e com a vida a partir do que se ensina e se aprende. Objetiva-se, assim, forjar um arquivo destes tempos e espaços de travessia na formação e na vida docente através das poéticas possíveis de serem engendradas e materializadas em um texto acadêmico. Desta maneira, são engendradas, a partir de um referencial teórico-metodológico-epistemológico das filosofias da diferença, tessituras da docência-pesquisa-vida e(m) educação.

Biografia do Autor

Tiago Amaral Sales, Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal de Uberlândia

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do UIVO – Criação, arte e vida (UFU); e do GPECS – Gênero, corpo, sexualidade e educação (UFU). E-mail: tiagoamaralsales@gmail.com

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

SALES, Tiago Amaral. Quando o cartógrafo vai a campo: travessias e poéticas de um jovem professor. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 24–41, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.70186. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/70186. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares