A constituição da carreira do professor de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.67848

Palavras-chave:

história de vida de professores, profissão docente, educação infantil

Resumo

O trabalho tem como tema a profissão docente, buscando identificar os elementos e as características que constituem a carreira docente na educação infantil. Coloca em discussão as especificidades da docência nessa etapa de ensino, com apoio na história cultural. A pesquisa tem caráter bibliográfico, documental e de campo, com abordagem qualitativa, e está ancorada na visão da fenomenologia hermenêutica, que não apenas descreve e analisa as vozes, as falas e a linguagem do sujeito, mas interpreta o que esse meio comunica rumo à transformação da prática profissional. Como apoio teórico, utilizou-se dos trabalhos de Arce (2011), Kuhlmann Junior (2007), Nóvoa (1992) e Oliveira-Formosinho (2002). Os resultados obtidos permitem evidenciar que a constituição da carreira profissional do grupo de professoras pesquisado está atrelada à identificação com a proposta pedagógica da instituição e da rede de ensino em que atuam, bem como à confiança que nelas depositam.

Biografia do Autor

Danielle Fátima Adada Oresten, Sesc Paraná - Serviço Social do Comércio Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIVALE (2010) e em Neuropsicologia Educacional pela Universidade Positivo (2018). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). 

Atualmente é analista da educação infantil no Sesc Paraná - Serviço Social do Comércio.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito.

Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Mestre em Educação, Doutora em Educação.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR.

Professora dos cursos de Pedagogia e de História da PUCPR.

Editora da Revista Diálogo Educacional da PUCPR.

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

ORESTEN, Danielle Fátima Adada; DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, Alboni Marisa. A constituição da carreira do professor de educação infantil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 332–347, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.67848. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/67848. Acesso em: 11 fev. 2025.