A constituição da carreira do professor de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67848Palavras-chave:
história de vida de professores, profissão docente, educação infantilResumo
O trabalho tem como tema a profissão docente, buscando identificar os elementos e as características que constituem a carreira docente na educação infantil. Coloca em discussão as especificidades da docência nessa etapa de ensino, com apoio na história cultural. A pesquisa tem caráter bibliográfico, documental e de campo, com abordagem qualitativa, e está ancorada na visão da fenomenologia hermenêutica, que não apenas descreve e analisa as vozes, as falas e a linguagem do sujeito, mas interpreta o que esse meio comunica rumo à transformação da prática profissional. Como apoio teórico, utilizou-se dos trabalhos de Arce (2011), Kuhlmann Junior (2007), Nóvoa (1992) e Oliveira-Formosinho (2002). Os resultados obtidos permitem evidenciar que a constituição da carreira profissional do grupo de professoras pesquisado está atrelada à identificação com a proposta pedagógica da instituição e da rede de ensino em que atuam, bem como à confiança que nelas depositam.
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