Educação e formação de jovens e adultos. (Re)pensando o trabalho e os contextos profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.62309

Palavras-chave:

educação profissional, educação de jovens e adultos, políticas públicas.

Resumo

A resenha apresenta o livro Educação e Formação de Jovens e Adultos. (Re)pensando o trabalho e os contextos profissionais, organizado por Luís Alcoforado, Elenita Eliete de Lima Ramos e Nivia Maria Vieira Costa. A obra é composta por uma coletânea de 28 artigos que discutem as políticas educacionais no âmbito da educação profissional e da educação de jovens e adultos (EJA), tendo como campo de pesquisa escolas do Brasil e de Portugal. Nos textos são apresentadas discussões sobre formação de professores, sujeitos com trajetórias interrompidas, além da atuação das agências internacionais na educação. A leitura provoca reflexões sobre os resultados e efeitos que as políticas de orientação neoliberal lançam sobre as conjunturas dessas nações a partir dos interesses de organismos multilaterais.

Biografia do Autor

Jupter Martins de Abreu Júnior, Instituto Federal do Rio de janeiro - IFRJ

Doutor em Educação (Uerj), Mestre em Música (Unirio), Especialista em História do Brasil Pós-1930 (UFF), Bacharel em Música (Unirio), Licenciado em Educação Artística/Música (Unirio).

 

Tito Marcos Domingues dos Santos, Prefeitura do Rio de Janeiro Rio de Janeiro (RJ)

Professor da Prefeitura do Rio de Janeiro Rio de Janeiro (RJ)

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

ABREU JÚNIOR, Jupter Martins de; SANTOS, Tito Marcos Domingues dos. Educação e formação de jovens e adultos. (Re)pensando o trabalho e os contextos profissionais. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 487–490, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.62309. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/62309. Acesso em: 7 fev. 2025.