Relação professor-aluno: discussão a partir da obra Anne de Avonlea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.64896

Palavras-chave:

relação professor-aluno, processo de ensino e aprendizagem, Anne de Avonlea.

Resumo

Tomando como referência a obra Anne de Avonlea, nos dispusemos a discutir a relação entre professor e aluno, para estabelecer uma relação temporal a partir da seguinte indagação: Como as diferentes ações e atitudes sobre a relação professor-aluno, presentes na obra Anne de Avonlea, refletem abordagens de ensino sistematizadas? O estudo, de natureza teórico-analítica, estabelece relação com os diversos conceitos relativos à relação entre professor e aluno, bem como ao ensino, além de seus conceitos: autoridade e autoritarismo; disciplina, indisciplina e autodisciplina; diálogo; percepção, expectativas e estratégias e gestão da sala de aula. Concluímos que assim como exposto na obra, várias situações podem ocorrer e facilitar/dificultar o a relação entre professor e aluno, bem como instigar ao desenvolvimento de possibilidades para superar possíveis percalços. Anne nos ensina que há espaço entre o instituído e a instituição, desde que o instituinte encontre as estratégias que o possibilitem trabalhar.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Pedagogia

Área: Didática

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

BAGIO, Viviane Aparecida. Relação professor-aluno: discussão a partir da obra Anne de Avonlea. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 284–296, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.64896. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/64896. Acesso em: 8 nov. 2024.