Formação de professores: (re)construindo sentidos e fazeres na educação para as relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70211Palavras-chave:
formação de professores, educação das relações étnico-racias, currículo decolonial crítico, lei 10.639/03, lei 11.645/08.Resumo
Este artigo tem por temática as nuances do movimento formativo de docentes concebido pela interculturalidade numa perspectiva dialógica. Seu objetivo é compreender a produção de sentidos e desdobramentos no contexto de sala de aula dos professores concluintes do curso “Educação para as Relações Étnico-Raciais na rede municipal de ensino da Serra: promovendo a diversidade na escola” voltada para valorização das diferenças justificado pelas leis 10.639/03 e 11.645/08 e embasado em um currículo decolonial crítico. O percurso metodológico escolhido vai ao encontro da fundamentação teórica, pois trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo participante onde as pesquisadoras se faziam inseridas e operantes nas ações formativas. A análise foi realizada por meio da discussão crítico-reflexiva, compreendendo a relação dialógica da pesquisa baseada em Freire (2016). Os resultados demonstram a importância da formação que aposta nos educadores enquanto sujeitos ativos do processo. Foi constatado no contexto de sala de aula a potência desses profissionais como agentes transformadores, que fomentam o desenvolvimento pessoal e social das/dos crianças/estudantes, numa ótica sociocultural.
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