Desentendimento na política curricular: um problema de sentido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.70180

Palavras-chave:

política de currículo, teoria curricular, desentendimento, afeto, sensível

Resumo

Escrevemos este artigo perseguidos pela seguinte provocação: “a política supõe mais do que as palavras que a definem”. Em decorrência de um projeto de pesquisa interinstitucional, escutamos esta fala quando acompanhávamos uma roda de conversa para a produção de uma política curricular de uma rede pública municipal de educação. Levando a sério a fala de professores e professoras com quem tivemos contato, pretendemos reimaginar a política curricular em seu quadrante notoriamente afetivo e sensível, entendendo-a como uma coreografia de afecções e expressões entre corpos de diferentes naturezas. A nosso ver – ao cartografarmos um processo de reformulação curricular –, a experiência política é instaurada e pode ser pensada através de uma relação dissensual e imanente aos atos de ver, fazer e falar, tal como elabora Jacques Rancière em diversos escritos. Dito de outro modo, nosso argumento expõe como, por não concordamos e não termos consenso em relação àquilo que o currículo é (o que acontece na escola, um documento oficial, uma prática de significação, a própria vida: as definições não são totalizáveis), a política de currículo se manifesta enquanto um espaço-tempo de convergência e derrame da diferença. Neste percurso, ergue-se um problema de sentido na política, isto é, de como as palavras e as coisas se (des)articulam e em suas respectivas irredutibilidades; movimento que produz distintos regimes de sensorialidade em comunidades políticas no seio da experiência curricular.

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

SCOFANO, Ricardo; RANNIERY, Thiago. Desentendimento na política curricular: um problema de sentido. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 129–141, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.70180. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/70180. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares