Sobre ser professor na educação infantil: caminhos, concepções e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70243Palavras-chave:
formação de professores, educação infantil, docência na educação infantilResumo
Esse artigo tem como objetivo refletir acerca de algumas particularidades e delinear algumas discussões necessárias à formação de professores que atuam na Educação Infantil, destacando caminhos, concepções e perspectivas. Em razão do exposto, ao olharmos para o processo de institucionalização da infância e para a natureza do trabalho docente na Educação Infantil, algumas inquietações são oportunas, entre elas, uma questão norteadora para o artigo proposto: Como as concepções enraizadas ao longo da história reforçam e impactam na formação docente na contemporaneidade? Utilizando como aporte teórico os principais autores da infância, bem como a legislação pertinente a esta etapa da educação básica, o artigo contribui para pensar as concepções de atendimento às crianças ao longo da história, bem como suas influências na formação e atuação de professores até os dias de hoje, enfatizando a necessidade de um processo formativo que envolva reflexão e ação, no qual se constitui a práxis docenteDownloads
Publicado
28-11-2022
Como Citar
GUERIM FERNANDES, Geuciane Felipe; RAMOS, Estéfani Dutra. Sobre ser professor na educação infantil: caminhos, concepções e perspectivas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 213–227, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.70243. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/70243. Acesso em: 11 dez. 2024.
Edição
Seção
É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.