Sobre ser professor na educação infantil: caminhos, concepções e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.70243

Palavras-chave:

formação de professores, educação infantil, docência na educação infantil

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir acerca de algumas particularidades e delinear algumas discussões necessárias à formação de professores que atuam na Educação Infantil, destacando caminhos, concepções e perspectivas. Em razão do exposto, ao olharmos para o processo de institucionalização da infância e para a natureza do trabalho docente na Educação Infantil, algumas inquietações são oportunas, entre elas, uma questão norteadora para o artigo proposto: Como as concepções enraizadas ao longo da história reforçam e impactam na formação docente na contemporaneidade? Utilizando como aporte teórico os principais autores da infância, bem como a legislação pertinente a esta etapa da educação básica, o artigo contribui para pensar as concepções de atendimento às crianças ao longo da história, bem como suas influências na formação e atuação de professores até os dias de hoje, enfatizando a necessidade de um processo formativo que envolva reflexão e ação, no qual se constitui a práxis docente  

Biografia do Autor

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade do Norte do Paraná

Mestre e Doutora em educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP)

  

Estéfani Dutra Ramos, Universidade do Norte do Paraná

Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente - UNESP. Professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP)

 

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

GUERIM FERNANDES, Geuciane Felipe; RAMOS, Estéfani Dutra. Sobre ser professor na educação infantil: caminhos, concepções e perspectivas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 213–227, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.70243. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/70243. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares

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