Subnotificação censitária de estudantes com altas habilidades/superdotados 2020: desorganização ou descaso?
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65416Palavras-chave:
altas habilidades, censitário, superdotação.Resumo
O presente ensaio teórico, de caráter exploratório, tem como finalidade refletir as possíveis causas da redução drástica no número de matrículas do Censo Escolar de estudantes com Altas habilidades/Superdotação (AH/SD), que ocorreu em 2020, em comparação com 2019. Para tanto, foram utilizados como base para a pesquisa os dados fornecidos pelo Censo Escolar disponíveis no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O texto abordado inicialmente o conceito de superdotação, bem como, uma breve contextualização do tema no Brasil, as ferramentas de monitoramento disponíveis e as previstas em lei, subnotificação e seus efeitos e os direitos dos estudantes com altas habilidades. Verificou-se que houve queda nas matrículas em 14 estados, em um não houve alteração no número de estudantes (Acre), e em 11 estados e no Distrito Federal houve aumento. Entre os estados que apresentaram redução, dois se destacam, o Estado da Paraíba com 79,17% e São Paulo com exorbitantes 1.053,29% de queda, sendo estes os prováveis responsáveis pela repentina diminuição do total de estudantes com AH/SD matriculados em 2020. Os resultados encontrados evidenciam a fragilidade dos sistemas de ensino no que tange à identificação e ao atendimento educacional de estudantes com AH/SD, sendo urgente a necessidade de fortalecimento desta área para que não se percam os estudantes com potencial superior, que podem contribuir para a construção de um mundo melhor.
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