Pedagogia de projetos na educação infantil: significados gerados na tematização da prática

Autores

  • Danielle Aparecida Nascimento dos Santos Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Oeste Paulista https://orcid.org/0000-0002-9178-7325
  • Denise Alessi Delfim de Carvalho Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação - FACLEPP Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.62636

Palavras-chave:

pedagogia de projetos, tematização da prática, aprendizagem significativa.

Resumo

Este artigo descreve um estudo sobre a Pedagogia de Projetos e suas contribuições para a organização do espaço escolar na Educação Infantil, mediante a tematização da prática, do trabalho interdisciplinar, com foco na aprendizagem significativa do estudante. Através de uma abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1995), os dados foram coletados em uma escola de Presidente Prudente/SP e são predominantemente descritivos. As análises foram realizadas de forma indutiva, com foco na tematização da prática (WEISZ, 2009), partindo da análise exploratória (LAKATOS; MARCONI, 2010), com etapa bibliográfica (GIL, 2008). Concluiu-se que a análise sobre o trabalho com projetos confere significado à organização do espaço pedagógico à medida que se percebe a relação existente entre Educação Infantil e a Pedagogia de Projetos: seu potencial em fazer do espaço escolar um lugar de aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Danielle Aparecida Nascimento dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Oeste Paulista

Graduada em Licenciatura em Pedagogia em 2003, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). Mestre (2007) e Doutora (2014) em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Psicopedagogia Institucional. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na graduação e no mestrado e do Programa de apoio à educação especial (PROESP/CAPES) no doutorado. Atuou na Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) como Assessora Técnico-Acadêmica, Procuradora Institucional, Coordenadora Adjunta no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação, em 2017. É docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) desde agosto de 2014. É Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia - presencial e EaD, e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) em que atualmente também é Vice-Coordenadora. É também Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES). É voluntária do programa United Nations Volunteers da ONU, registro nº 1592841. Tem experiência com Educação Inclusiva e Especial e Educação a Distância atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, Trabalho com Projetos e Língua Brasileira de Sinais.

Denise Alessi Delfim de Carvalho, Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação - FACLEPP Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2020) - Área de concentração: Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade.Especialista em Avaliação do Ensino e da aprendizagem - Universidade do Oeste Paulista e graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1997), graduada em Direito pelo Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente (1990) e Letras - Português e Inglês pela Universidade do Oeste Paulista (1993). Atualmente é docente da Universidade do Oeste Paulista: FACLEPP, Pedagogia Presencial e EAD

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

NASCIMENTO DOS SANTOS, Danielle Aparecida; DELFIM DE CARVALHO, Denise Alessi. Pedagogia de projetos na educação infantil: significados gerados na tematização da prática. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 348–361, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.62636. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/62636. Acesso em: 10 dez. 2024.