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v. 23 n. 71 (2022): É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares
v. 23 n. 71 (2022): É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares
Publicado:
28-11-2022
Editorial
Editorial
Jane Paiva, Paula Leonardi
1
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.71449
É “sobre” ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares
É "sobre" ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas dolíticas curriculares
Ana Cláudia Silva Rodrigues, Carlos Eduardo Ferraço
2-9
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.71402
Ayoluwa, a alegria de nosso povo: o livro Olhos d’ água, um fermento para formação antirracista
Flávia Paola Félix Meira, Julvan Moreira de Oliveira
10-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70283
Quando o cartógrafo vai a campo: travessias e poéticas de um jovem professor
Tiago Amaral Sales
24-41
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70186
Entre pensamentos sobre pesquisa e extensão, des-dobramentos curriculares
Davina Marques, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
42-55
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70228
O “a-com-tecer” do currículo em curso de especialização para professores em exercício
Márcea Andrade Sales, Maria Inez S. S. Carvalho, Maria Roseli G. B. de Sá
56-68
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70139
Formação docente antirracista, pluriepistêmica, descolonizadora de saberes, interseccional é possível?
Fabiana de Lima Peixoto
69-80
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70285
Formação de professores indígenas no movimento da inclusão escolar no contexto amazônico amazonense
Reinaldo Oliveira Menezes, Hellen Cristina Picanço Simas
81-97
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70047
BNC – Formação e cuidado de si: a (im)possibilidade de professorar
mônica de oliveira costa, caroline barroncas de oliveira, monica silva aikawa
98-112
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70227
Formação de professores: (re)construindo sentidos e fazeres na educação para as relações étnico-raciais
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Juliana Melo Rodrigues Lucas, Antonio Henrique Pinto
113-128
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70211
Desentendimento na política curricular: um problema de sentido
Ricardo Scofano, Thiago Ranniery
129-141
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70180
O despertar para a docência como profissão: o que revelam as narrativas autobiográficas digitais
Késsia Mileny de Paulo Moura, Sérgio Roberto Kieling Franco, Herli de Sousa Carvalho
142-158
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70247
(Des)encantos da docência na pandemia e alegria como potência de vida
Rogério Machado Rosa, Marta Corrêa de Moraes, Simone Vieira de Souza
159-170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70183
O cenário pandêmico e suas implicações na educação básica: uma análise da experiência do amazonas no ensino remoto
kacia Neto de Oliveira, Maria Aparecida Oliveira de Carvalho, Maria Ione Feitoza Dolzane
171-184
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.69773
Branquitude e formação de professores de história nas diretrizes curriculares nacionais
Tiago Soares Marques, Deivison Moacir Cezar de Campos
185-198
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70138
O impacto das políticas curriculares na formação docente e a quebra da autonomia do (a) educador(a): uma análise crítica à luz da perspectiva freireana
Camilla Rubim de Assis, Marcio Antonio Raiol Santos
199-212
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.69362
Sobre ser professor na educação infantil: caminhos, concepções e perspectivas
Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Estéfani Dutra Ramos
213-227
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70243
O lugar docente na política curricular: um debate a partir dos Institutos Federais
Isabel Cristina Hentz, Juares da Silva Thiesen
228-240
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.69887
Política curricular do novo ensino médio: tecnologias da governamentalidade neoliberal
Glhebia Gonçalves de Oliveira Dourado, Shirlei Rezende Sales
241-255
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70217
BNCC e as competências socioemocionais: uma análise crítica às propostas de formação continuada
Soraya Cunha Couto Vital, Sonia da Cunha Urt
256-268
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70252
O tempo de aprender e os embates políticos e conceituais
Ramona Graciela Alves de Melo Kappi, Darlize Teixeira Mello
269-283
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70212
Artigos de Demanda Contínua
Relação professor-aluno: discussão a partir da obra Anne de Avonlea
Viviane Aparecida Bagio
284-296
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.64896
A prática no processo de formação da identidade docente
Aline Santos Pereira Rodrigues, Gabriele Polato Sachinski, Pura Lúcia Oliver Martins
297-309
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65480
Formação de professores em museus de ciências: análise de oficinas formativas do Espaço Ciência InterAtiva
Carolina Barbosa dos Santos, Grazielle Rodrigues Pereira
310-331
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.64182
A constituição da carreira do professor de educação infantil
Danielle Fátima Adada Oresten, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
332-347
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67848
Pedagogia de projetos na educação infantil: significados gerados na tematização da prática
Danielle Aparecida Nascimento dos Santos, Denise Alessi Delfim de Carvalho
348-361
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.62636
Produções acadêmicas em políticas educacionais: o uso do aporte teórico de Stephen Ball
Divane Oliveira de Moura Silva, Neide Menezes Silva, Kátia Silva Cunha
362-379
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.66967
Diretrizes curriculares nacionais para educação plurilíngue no Brasil: qual educação bilíngue?
Jaqueline Nascimento da Silva Reis, Ilma de Andrade Barleta, Marina Mello de Menezes Felix de Souza
380-395
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65619
Contribuições da pós-graduação brasileira em educação às pedagogias decoloniais
Alder de Sousa Dias, Waldir Ferreira de Abreu
396-413
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.69360
Feedbacks e autorregulação da aprendizagem no ensino superior: uma revisão de escopo
Valesca Brasil Irala, Anna Laura Kerkhoff Cristofari
414-433
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.64326
O componente curricular Psicologia da Educação na formação crítica de professores:limites e possibilidades
Najla Gama Passos Silva, Lygia de Sousa Viégas
434-446
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.61941
A formação para a pesquisa na linha 1 do (PPGE/Unicentro): em destaque as disciplinas e o processo de orientação
Luciane Chimel, Michelle Fernandes Lima
447-462
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.67020
Elos
La formación en el hacer: práctica docente en la educación de personas jóvenes y adultas
Gladys Susana Blazich
463-475
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.70102
Ensaios
Subnotificação censitária de estudantes com altas habilidades/superdotados 2020: desorganização ou descaso?
José Guilherme Degásperi Brero, Carina Rondini
476-486
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.65416
Resenhas
Educação e formação de jovens e adultos. (Re)pensando o trabalho e os contextos profissionais
Jupter Martins de Abreu Júnior, Tito Marcos Domingues dos Santos
487-490
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.62309
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