v. 21 n. 63 (2020): Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença

					Visualizar v. 21 n. 63 (2020): Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença
Publicado: 14-12-2020

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.56554

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença

  • Apresentação: Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença

    Sandra Mara Corazza, Ester Maria Dreher Heuser, Silas Borges Monteiro
    3-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.56555
  • O Espetáculo da diferença: cartografias para demolir “Cópias Fieis” na docência

    Evanilson Gurgel
    12-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53999
  • Traços docentes nas superfícies curriculares

    Marcos da Rocha Oliveira
    25-33
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53842
  • Devaneios de um professor herético, impenitente, pertinaz e obstinado Manifesto de um Réu Confesso

    Guy Barcellos
    34-45
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53931
  • Formação continuada e pedagogia decolonial: o M. A. R. e o samba

    Erica Pereira dos Santos Nascimento, Victória Guimarães Souza
    46-63
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53968
  • Táticas pandêmicas: ideologia e o fazer docente

    Jonatas Martin Puga, Leandro Carvalho Moraes
    64-76
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.54029
  • Jornada mítica do tornar-se professor/a/s em contexto pluriético na Amazônia

    Eglê Betânia Wanzeler
    77-94
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53681
  • Planejamento docente como produção de possíveis

    Izaque Moura de Faria, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes
    95-109
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.54015
  • Por uma ética do amor fati no currículo

    Deniz Alcione Nicolay
    110-122
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53957
  • Raspas e restos de filosofia na BNCC-EM: trampolim para uma ética como experimentação

    Ester Maria Dreher Heuser, Adriana Muniz Dias
    123-134
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53280
  • BNCC e o professor de Literatura: água que corre entre pedras

    Nataniel Mendes
    135-147
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53725
  • Produções curriculares no ensino de História: desafios do “contemporâneo”

    Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Thays Merolla Piubel
    148-161
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53989
  • Ensino como ensaio para abrir os corpos: movimentos para uma didática do acesso

    Lindsay Tarouco Gianuca, Silvia Balestreri
    162-177
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53988
  • Vestígios de aula: poética didática e transcriação curricular

    Maria Idalina Krause de Campos
    178-190
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53954
  • A aula como gesto: um princípio para a docência

    Cristiano Bedin da Costa, Angélica Vier Munhoz
    191-205
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53637
  • A aula: do culto ao novo à complexidade do contemporâneo

    Daiane Scopel Boff, Antônia Regina Gomes Neves, Elí Terezinha Henn Fabris
    206-219
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53758
  • Arqueo-montagem da aula

    Sônia Regina da Luz MATOS, Betina Schuler
    220-233
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53936
  • Aula-experimentação com dança: demanda de um currículo-dançante

    Carla Melo Char, Marlucy Alves Paraíso
    234-247
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53926
  • Obra-aula: prática e poética do banal de uma artistagem docente

    Thiago Heinemann Rodeghiero, Carla Gonçalves Rodrigues
    248-264
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53650
  • Apropiación transgresiva y multimodalidad en la investigación académica: propuestas de escrilectura

    Máximo Daniel Lamela Adó, Mariana Mussetta
    265-281
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53737
  • Ler, escrever, pesquisar: uma metodosofia

    Emília Carvalho Leitão Biato, Karen Nodari
    282-296
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53881
  • Pistas para um método dramático de pedagogia do cinema

    Álvaro Renan José de Brito Alves
    297-308
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53741
  • Bricolagens artísticas: contradições e (in)conformidades na arte e na educação carioca

    Renata Rocha de Oliveira, Thamy Lobo
    309-323
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53715
  • Poética do arquivar: didáticas dos despropósitos entre a arte e a natureza.

    Antonio Almeida Silva, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
    324-339
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53646
  • As dobras produzidas com as fabuloinvenções das crianças nas aulas-acontecimentos

    Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Camilla Borini Vazzoler Gonçalves
    340-354
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53810

Elos

  • Monodocência em Angola: entre tensões e controvérsias no ensino primário

    Francisco Caloia Alfredo
    355-368
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.54243

Em Pauta

  • Implementação da Lei 11.645/2008: uma experiência na formação de professores

    Marinês Soratto, Adir Casaro Nascimento
    369-382
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.51198

Artigos de Demanda Contínua

  • Learning by doing e Complexidade: um diálogo entre a teoria e a prática

    Roque Correa Júnior, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Pura Lúcia Oliver Martins
    383-391
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.47184
  • A educação em direitos humanos nos currículos dos cursos de Direito no estado de Alagoas: um estudo de caso a ser repensado

    Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Edna Cristina do Prado, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro
    392-409
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49496
  • Metodologias criativas no processo de ensino e de aprendizagem na educação básica

    Bettina Steren dos Santos, Carla Spagnolo, Caroline Bücker
    410-424
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.50873
  • Cultura e currículo Mura: enlace articulador na implementação da escola indígena de São Félix-Autazes/AM

    Jaspe Valle Neto
    425-438
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.50972
  • Tecnologias digitais no fazer pedagógico dos professores: opção ou imposição?

    Cleci Teresinha Werner da Rosa, Vinicius Trentin, Alisson Cristian Giacomelli
    439-451
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.51419
  • Políticas, currículo e práticas docentes: os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolar

    Flávia Marcele Cipriani, Antônio Flávio Barbosa Moreira, Cíntia Chung Marques Corrêa
    452-465
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.53310

Ensaios

  • Mulheres em luta: a dimensão educativa do engajamento político

    Kimi Tomizaki, Hamilton Harley de Carvalho-Silva
    466-473
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.56242

Resenhas

Pareceristas Ad Hoc 2020

  • Pareceristas Ad Hoc 2020

    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.61561