A aula: do culto ao novo à complexidade do contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53758

Palavras-chave:

Aula, Inovação, Indissociabilidade teoria-prática

Resumo

O artigo discute os entrelaçamentos entre inovação e indissociabilidade teoria-prática a partir de uma perspectiva que as toma como integrantes do arquivo da docência. Ao operar com teorizações do campo da formação de professores e da docência, além de conceitos das áreas de sociologia e filosofia em uma perspectiva hipercrítica, discorre-se sobre discursividades que constituem uma das regiões do arquivo – a aula –, para depois analisar como a dicotomia teoria-prática opera nos sentidos atribuídos à docência. O material empírico foi produzido a partir de análise fílmica, adaptada ao gênero documentário, e entrevistas semiestruturadas com professores que desenvolvem a docência em cursos de licenciatura. A analítica realizada mostra que, no arquivo da docência, se produzem discursividades que reforçam a dicotomia teoria-prática e a intensificação do novo. A partir disso, aponta-se a indissociabilidade teoria-prática como uma possibilidade qualificada para pensar a formação, a docência e a aula, considerando as complexidades do contemporâneo.

Biografia do Autor

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Doutora em Educação pela Uiversidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Integra os grupos de pesquisa: GPMETA (IFRS) - Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações e GIPEDI (UNISINOS) - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças.

Antônia Regina Gomes Neves, Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial – Senac RS

Doutora em Educação pela Uiversidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, com estágio doutoral na Universidade do Porto-Portugal (2018/2019 - bolsista Capes). Mestre em Educação pela UNISINOS (bolsista CAPES-PROEX). Possui graduação em Pedagogia pela UNISINOS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão - GEPI e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças - GIPEDI.

Elí Terezinha Henn Fabris, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio Pós-doutoral em Educação (bolsista CAPES), no Programa de Intercâmbio Internacional com Portugal.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

BOFF, Daiane Scopel; NEVES, Antônia Regina Gomes; FABRIS, Elí Terezinha Henn. A aula: do culto ao novo à complexidade do contemporâneo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 63, p. 206–219, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.53758. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53758. Acesso em: 1 dez. 2024.

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença