Pistas para um método dramático de pedagogia do cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53741

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Método dramático, Cosmopoéticas

Resumo

Inspirado na proposta de um método dramático da educação, de Corazza (2017), acreditamos ser possível acioná-lo a fim de compreender as potências de formação e transformação das subjetividades na educação a partir de algumas pistas: a potência agenciadora de alteridades e diferenças do cinema; a condição criativa do espectador; a experimentação dos dispositivos e das ferramentas de cinema no sentido de criação de um mundo comum (o caráter cosmopoético e cosmotecnológico do cinema); uma pedagogia do cinema fundada nos fragmentos e motivos visuais; por fim, o potencial de produção de experiências desarticuladoras das formas tradicionais da educação, bem como da formação de subjetividades. O texto tem caráter ensaístico e fragmentário, sugerindo hipóteses e (des)caminhos possíveis para o uso do cinema nos espaços educativos.

Biografia do Autor

Álvaro Renan José de Brito Alves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa em práticas de Cinema e Educação; mestre em Comunicação; formado em Cinema e Audiovisual.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

DE BRITO ALVES, Álvaro Renan José. Pistas para um método dramático de pedagogia do cinema. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 63, p. 297–308, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.53741. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53741. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença