Obra-aula: prática e poética do banal de uma artistagem docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53650

Palavras-chave:

Educação, Arte, Filosofias da Diferença

Resumo

Este artigo trata da contribuição que a arte contemporânea vem a oferecer à prática docente e é justificado pela relevância de pensar a criação de uma aula que não dependa de modelos. Objetiva evidenciar a poética artística do pesquisador e sua relação com a artistagem docente de Corazza. Mostrando os encontros e experimentações entre arte e filosofia, vaza na educação. Desenha-se num plano de consistência nas margens filosóficas, artísticas e educacionais. Nas Filosofias da Diferença de Deleuze e Guattari, encontra vetores que colocam os significados hegemônicos a se transformar. Partindo desse esboço, constrói um agenciamento que mostra desterritorializações entre as relações estabelecidas. Busca referências na produção do fazer junto de Kaprow, nas sensações de Malevich e na zona invisível de Duchamp, uma orientação para modular com a prática artística do pesquisador. Logo, desenha-se num método que se monta fazendo. Um passarinhar à maneira de uma cartografia que voa por um território, encontrando forças.

Biografia do Autor

Thiago Heinemann Rodeghiero, Universidade Federal de Pelotas / Pesquisador e Técnico em Edição de Imagens

Mestre em Educação pelo Programa
de Pós-Graduação em Educação da FaE-UFPel na linha de Filosofia e História da Educação (2019). Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente é Editor de Imagens da
Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia (CNPQ) e coordenador do projeto de pesquisa Subjetividade e diferença: agenciamentos artísticos, audiovisuais e filosóficos.

Carla Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas / Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora associada na Universidade Federal de Pelotas no Departamento de Ensino, atuando no Programa de Pós- graduação em Educação Linha 1: Filosofia e História da Educação; Psicanalista da turma XV pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). É líder no CNPQ do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia pela UFPel.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Rodeghiero, T. H., & Rodrigues, C. G. (2020). Obra-aula: prática e poética do banal de uma artistagem docente. Revista Teias, 21(63), 248–264. https://doi.org/10.12957/teias.2020.53650

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença