Obra-aula: prática e poética do banal de uma artistagem docente
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.53650Palavras-chave:
Educação, Arte, Filosofias da DiferençaResumo
Este artigo trata da contribuição que a arte contemporânea vem a oferecer à prática docente e é justificado pela relevância de pensar a criação de uma aula que não dependa de modelos. Objetiva evidenciar a poética artística do pesquisador e sua relação com a artistagem docente de Corazza. Mostrando os encontros e experimentações entre arte e filosofia, vaza na educação. Desenha-se num plano de consistência nas margens filosóficas, artísticas e educacionais. Nas Filosofias da Diferença de Deleuze e Guattari, encontra vetores que colocam os significados hegemônicos a se transformar. Partindo desse esboço, constrói um agenciamento que mostra desterritorializações entre as relações estabelecidas. Busca referências na produção do fazer junto de Kaprow, nas sensações de Malevich e na zona invisível de Duchamp, uma orientação para modular com a prática artística do pesquisador. Logo, desenha-se num método que se monta fazendo. Um passarinhar à maneira de uma cartografia que voa por um território, encontrando forças.
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