As dobras produzidas com as fabuloinvenções das crianças nas aulas-acontecimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.53810

Palavras-chave:

Currículos, Docências, Fabuloinvenções, Aulas-acontecimento.

Resumo

Este artigo objetiva discutir as dobras criadas pelas crianças nas aulas-acontecimentos, cujas docências, currículos e didática sofrem ações de desterritorialização. Problematiza os processos de criação e fabulação das crianças que, na imanência do pensamento e nas afecções com os signos, produzem caminhos diferenciais de ensinoaprendizagem, mesmo diante das tentativas de confinamentos de seus corpos e pensamentos. Metodologicamente, utiliza a cartografia para entrar em relação com as fabulações curriculares das crianças em um centro municipal de educação infantil. Dialoga com Deleuze, Guattari, Corazza, Carvalho e Rolnik sobre caminhos possíveis para produzir currículos, docências e didática diferenciais na educação. Defende a ideia de criação como aposta na produção de currículos e aulas-acontecimentos que caminham ao encontro das fabuloinvenções das crianças.

 

Biografia do Autor

Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (Dtepe)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Programa De Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE)

Camilla Borini Vazzoler Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES)

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

DELBONI, Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera; GONÇALVES, Camilla Borini Vazzoler. As dobras produzidas com as fabuloinvenções das crianças nas aulas-acontecimentos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 63, p. 340–354, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.53810. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53810. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença