Por uma ética do amor fati no currículo
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.53957Palavras-chave:
niilismo, formação, diferençaResumo
Este texto apresenta uma série de argumentos sobre as relações entre currículo e ética. Procura, sobretudo, diagnosticar a natureza das forças que definem o caráter do ethos curricular. Para isso, além de situar exemplos da realidade do currículo nacional, investiga a composição das formas de agir disseminadas nas legislações oficiais dos sistemas de ensino. Partilha, como ferramenta de estudos, da filosofia nietzschiana, principalmente o recorte que assinala o período maduro da sua obra, a partir de 1881. O texto utiliza, também, o procedimento metodológico conhecido por perspectivismo. Conclui pela necessidade de pensar o diverso, animar a alegria, transgredir a norma a fim de executar o instante radical.Downloads
Publicado
14-12-2020
Como Citar
NICOLAY, Deniz Alcione. Por uma ética do amor fati no currículo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 63, p. 110–122, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.53957. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53957. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença
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