Learning by doing e Complexidade: um diálogo entre a teoria e a prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.47184

Palavras-chave:

Complexidade, Learning By Doing, Aprendizagem

Resumo

Este diálogo é um excerto de uma pesquisa em desenvolvimento sobre tecnologias educacionais para o ensino e aprendizagem de música. O interesse em aproximar as duas teorias surgiu do referencial teórico usado no desenvolvimento do projeto de mestrado do autor (Roger Schank) e do referencial teórico proposto para uma matéria da grade curricular do Mestrado em Educação da PUC-Paraná (Edgar Morin). Tem como objetivo criar um diálogo entre o Learning by doing, de Roger Schank, com os princípios da Complexidade de Edgar Morin, indicando quais são os pontos semelhantes nas duas teorias. Além disso, buscou-se compreender como essas teorias contemporâneas tratam a respeito do conhecimento e da forma como o sujeito do conhecimento é visto

Biografia do Autor

Roque Correa Júnior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Está envolvido em projetos de estudo e aprimoramento docente (CIDES-PUCPR) e desenvolvimento de tecnologias para o ensino de música (Onloop Research PUCPR).

Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Ciências da Educação (Universidade de Montréal – Canadá). É professora do programa de pós-graduação em educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; Idealizadora do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior – CIDES.

Pura Lúcia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação (Universidade de São Paulo). É Professora do programa de pós-graduação em educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; idealizadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: dimensões e processos.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

CORREA JÚNIOR, Roque; SANT’ANNA RAMOS VOSGERAU, Dilmeire; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia. Learning by doing e Complexidade: um diálogo entre a teoria e a prática. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 63, p. 383–391, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.47184. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/47184. Acesso em: 1 maio. 2025.