O nepotismo e a aplicação da súmula vinculante nº. 13 no Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Manoel Messias Peixinho Universidade Candido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.58022

Palavras-chave:

Nepotismo, Direito Estrangeiro, Direito Brasileiro, Princípios Constitucionais, Improbidade Administrativa, Súmula Vinculante nº 13, Aplicabilidade, Jurisprudência.

Resumo

O presente artigo se divide em duas parte. A primeira parte faz uma reflexão do nepotismo a partir de uma análise teórica do tema no direito estrangeiro e no direito brasileiro. Há, ainda, uma abordagem da relação entre o nepotismo e os princípios norteadores da Administração Pública com ênfase nos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência. Analisamos, ademais, a correlação entre nepotismo e improbidade administrativa. A segunda parte deste artigo tem por objetivo analisar, a partir da leitura de todos os acórdãos dos casos de nepotismo julgados no estado do Rio de Janeiro, emanados pelas Justiças Estadual e Federal, a aplicabilidade e eficácia da Súmula Vinculante nº 13 ao longo de sua primeira década de existência. Para tanto, elaboramos uma planilha na qual inserimos os dados coletados e, a partir destes, realizamos análises críticas que nos levaram a concluir que o número de casos de nepotismo que chegam ao Poder Judiciário são ínfimos perante a rotineira prática no âmbito da Administração Pública brasileira. Constatou-se, ainda, que as divergências nos julgados do próprio STF contribuem significativamente para este quadro. Vislumbra-se, assim, a pertinência de um estudo que entenda as causas do fenômeno e apresente soluções para combater esta improba e destrutiva prática que assombra a Administração Pública brasileira desde seus primórdios.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Messias Peixinho, Universidade Candido Mendes

Professor do Departamento de direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO e do Mestrado em Direito da Universidade Cândido Mendes. 

Downloads

Publicado

2021-12-12

Como Citar

Peixinho, M. M. (2021). O nepotismo e a aplicação da súmula vinculante nº. 13 no Estado do Rio de Janeiro. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(04), 2254–2277. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.58022

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.