Uma disputa de poder: o Judiciário, o Legislativo e a questão da (i)legitimidade no controle difuso de constitucionalidade brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2023.70935Palavras-chave:
Poder Judiciário, Poder Legislativo, Legitimidade, Controle de constitucionalidade de leis, Equilíbrio entre os poderesResumo
O presente artigo teve o objetivo de analisar a relação conflituosa entre o Poder Judiciário e o Poder Legislativo no controle de constitucionalidade da legislação, no ordenamento jurídico brasileiro. Utilizando-se do método histórico-analítico, abordou-se a Revolução Gloriosa, na Inglaterra, a Revolução Francesa e o processo de independência dos Estados Unidos, como reflexos da visão montesquiana de separação de poderes. Assumindo que o controle judicial difuso de constitucionalidade brasileiro inspirou-se no modelo norte-americano, mencionou-se a discussão por ocasião da elaboração da Constituição e a concretização do judicial review a partir do julgamento do caso Madison versus Marbury. Destacou-se como a revisão judicial foi sedimentada no Brasil e as suas consequências, no que concerne à judicialização da política e ao ativismo judicial. Valendo-se do método crítico-comparativo, apresentou-se visões distintas acerca da legitimidade para o controle de constitucionalidade das leis. Levando em consideração que, no Brasil, incumbe ao Poder Judiciário realizar esse controle, concluiu-se que o cerne da questão ultrapassa a questão da (i)legitimidade, sendo necessário um exercício de contenção pelo Judiciário, para manter-se a harmonia, a isonomia e o equilíbrio entre os Poderes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.