|
Edição |
Título |
|
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
“ELES COMENÇAM SANGUEAR”: TRANSLINGUAGEM COMO PRÁTICA CRIATIVA E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA / “Eles començam sanguear”: Translanguaging as a creative practice and construction of knowledge in Portuguese as a foreign language |
Resumo
PDF
|
Giovana Nicolini Milozo, Sandra Regina Buttros Gattolin |
|
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM |
A TRADUÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO INTEGRADO DE LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURA BRASILEIRA / Translation as a strategy for integrated Spanish language and Brazilian literature |
Resumo
PDF
|
Liliana Patricia Marles Valencia, Luciano de Jesus Gonçalves |
|
n. 21 (2021): Dossiê: Ensino de Língua Portuguesa: pesquisas e práticas |
LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A ATIVIDADE REAL E O REAL DA ATIVIDADE / Reading and pedagogical practice in Integrated High School: between real activity and real of the activity |
Resumo
PDF
|
Adriana Nunes de Souza, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante |
|
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE |
VIAJANDO NA COLÔNIA: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NA ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA / Travelling in the colony: decolonial perspectives in the analysis of a unit of a Portuguese Language textbook |
Resumo
PDF
|
Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Marcela Martins de Melo Fraguas, Alana dos Santos Mariano |
|
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" |
ENTREVISTA COM VANISE MEDEIROS / Interview with Vanise Medeiros |
Resumo
PDF
|
Vanise Medeiros, Rívia Silveira Fonseca |
|
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" |
ENTREVISTA COM FREDA INDURSKY / Interview with Freda Indursky |
Resumo
PDF
|
Freda Indursky, Andréa Rodrigues |
|
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM |
MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: AÇÕES DE UM PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA COM O USO DE IMAGENS / Multimodality and English language teaching: actions of the teacher from public school |
Resumo
PDF
|
Robson Henrique Antunes de Oliveira, Maria Zenaide Valdivino da Silva |
|
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" |
ENTREVISTA COM ENI ORLANDI / Interview with Eni Orlandi |
Resumo
PDF
|
Eni Puccinelli Orlandi, Maristela Cury Sarian |
|
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM |
PRÁTICAS INTERATIVAS NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA / Interactive practices in class mother tongue: a social-interactional approach |
Resumo
PDF
|
Linduarte Pereira Rodrigues, Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas |
|
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS |
ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES / Teaching of Brazilian literature to foreigners: possibilities and difficulties |
Resumo
PDF
|
Lais Maria Alvares Rosal Botler, Joyce Fernandes |
|
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
GOLDILOCKS AND THE THREE BEARS: PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE MOMENTOS DE CRITICIDADE EMERGENTES DA LEITURA DE UMA HISTÓRIA INFANTIL / Goldilocks and the three bears: practices and reflections on moments of criticism emerging from reading a story book |
Resumo
PDF
|
Luana Cristina Amorim Roja de Lima, Adriana Lúcia Escobar Chaves de Barros |
|
n. 12 (2018): Pensares surdos: estudos na área de Letras |
PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO / Written texts of included high-school deaf students: a case study |
Resumo
PDF
|
Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, Leila Lopes Gouveia |
|
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" |
INTERTEXTEXTUALITÉ ET ÉCRITE: L’APPORT DE TEXTE LITTERAIRE DANS UNE EXPERIENCE DE PRODUCTION ÉCRITE AVEC DES LYCEENS AU MAROC / Intertextualidade e escrita: o aporte do texto literário numa experiência de produção textual com estudantes do Marrocos |
Resumo
PDF
|
Salah Tigourdi |
|
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO |
REFLEXÕES SOCIOCULTURAIS NA UTILIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA |
Resumo
PDF ()
|
Gerson Rodrigues da SILVA, Flavia CARDOZO, Francis DUARTE, Thaís de Paiva SANTOS, Thatiana dos Santos Nascimento IMENES |
|
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" |
ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO: A TEORIA ENTRE PRÁTICAS E POLÍTICAS / Discourse Analysis and teaching: the theory between practices and policies |
Resumo
PDF
|
Andréa Rodrigues, Maristela Cury Sarian, Rívia Silveira Fonseca |
|
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING |
RESENHA CRÍTICA: THE EMOTIONAL ROLLERCOASTER OF LANGUAGE TEACHING / Critical Review: The Emotional Rollercoaster of Language Teaching |
Resumo
PDF
|
Gysele da S. Colombo Gomes, Flavio Barreto Soares |
|
n. 18 (2020): DOSSIÊ "ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA" |
LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS ENTRE PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE / Literature and teaching: paths between research and teacher education |
Resumo
PDF
|
Germana Maria Araújo Sales, Mirian Hisae Yaegashi Zappone, Maria da Penha Casado Alves, Ana Crélia Penha Dias, Luiza Helena de Oliveira Silva |
|
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS |
ENSINO DE LITERATURAS EM PRÉ-VESTIBULARES SOCIAIS: IDENTIDADES EM TRÂNSITO / Teaching literatures in social pre-college preparatory courses: identities in transit |
Resumo
PDF
|
Maria Betânia Almeida Pereira |
|
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE |
VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO: CURADORIA E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA / Language variation and prejudice: curatorship and development of didactic material for teaching Portuguese at PROEJA |
Resumo
PDF
|
Rosana da Silva Sauner Clesar, Moara Zambonim Rossi dos Santos, Carolina Maria Cardoso Pilati, Cristiane Dall' Cortivo Lebler |
|
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" |
DO ENSINO BÁSICO AO STRICTO SENSU: UM RELATO DA PESQUISA E ENSINO NO NORTE DE MATO GROSSO EM CONSONÂNCIA COM LEI 10.639/2003 / From basic education to stricto sensu: a report of research and teaching in North of Mato Grosso in accordance with 10.639/2003 law |
Resumo
PDF
|
Antonio Aparecido Mantovani, Genivaldo Rodrigues Sobrinho |
|
n. 25 (2022): Dossiê 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS |
LITERATURAS: ESCRITA E EM LÍNGUA DE SINAIS. DIÁLOGOS POSSÍVEIS? / Literatures : written and in sign language. Possible dialogues? |
Resumo
PDF
|
Fabiana Ferreira Braga Madeira, Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos |
|
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" |
A ROUPA DA RUA: PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM DISCURSO / The street clothing: language prejudice in discourse |
Resumo
PDF
|
Soraya Maria Romano Pacífico, Michel Luís da Cruz Ramos Leandro |
|
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER |
LEITURA E ESCRITA – AÇÕES LIBERTÁRIAS / Reading and writing – libertarian actions |
Resumo
PDF
|
Rosemary Lapa de Oliveira, Andréa Betânia da Silva, Maria Alba Guedes Machado Mello |
|
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" |
A LEI 10.639/03 E PERSPECTIVA DO ENSINO DE LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA: RUMO A UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA / Law 10.639/03 and perspective of teaching african and afro-brazilian literatures: towards an anti-racist education |
Resumo
PDF
|
Simone de Barros Berte, Vera Maquêa |
|
n. 21 (2021): Dossiê: Ensino de Língua Portuguesa: pesquisas e práticas |
O ENSINO DOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / The organization modes teaching in the National Common Curriculum Base |
Resumo
PDF
|
Marcela Martins de Melo Fraguas |
|
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING |
UNDERSTANDING THE BELIEFS AND EMOTIONS OF A LANGUAGE TEACHER EDUCATOR: A CASE STUDY / Compreendendo as crenças e emoções de uma professora formadora de línguas: um estudo de caso |
Resumo
PDF (English)
|
Pauliane Ferreira Gandhi de Godoy, Ana Maria Ferreira Barcelos |
|
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE |
A SALA DE AULA REFLEXIVA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DOS TEMAS GRAMATICAIS SUJEITO E CONCORDÂNCIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA ATIVA / The reflective classroom: a proposal for a sequence of activities of subject grammar subjects and agreement through active language learning |
Resumo
PDF
|
Stephanie Valle de Souza Chalfun |
|
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER |
A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO: O DISCURSO OFICIAL E O DIDÁTICO NA DÉCADA DE 1930 NO BRASIL / The historical constitution of reading as an object of teaching official and didactic discourse in the 1930s in Brazil |
Resumo
PDF
|
Alanne De Paula Barbosa, Washington Silva de Farias |
|
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE |
ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO BRASIL E EM PORTUGAL: BREVE PANORAMA / Orality and mother language teaching in Brazil and Portugal: brief overview |
Resumo
PDF
|
Dennis Castanheira, Isabel Sebastião |
|
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS |
A FORMAÇÃO LITERÁRIA E A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI / Literary training and the perspective of education in the 21st century |
Resumo
PDF
|
Flavia Vieira da Silva do Amparo, Esther Zanelli Miranda |
|
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING |
A ESCRITA NAS CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO / The writing of beliefs the Portuguese teacher’s in formation |
Resumo
PDF
|
Soraia da Silva Sousa |
|
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM |
LITERATURA SURDA: O NASCIMENTO DE UMA TRADIÇÃO / Deaf literature and a question of essentialism: the birth of a tradition. |
Resumo
PDF
|
Luiz Claudio da Costa Carvalho |
|
n. 20 (2021): DIÁLOGOS PANDÊMICOS NO ENSINO, NA PESQUISA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E LITERATURAS |
DIREITOS HUMANOS E O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA SOCIEDADE / Human Rights and the right to education in Covid-19 times: a look at the context of deaf education |
Resumo
PDF
|
Sara Moitinho |
|
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO |
CÍRCULO DE LEITURA LITERÁRIA: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE DISPONIBILIDADE AO ENCONTRO COM UM SENTIDO LITERÁRIO |
Resumo
PDF
|
João Carlos Biella, Sandra Borges |
|
n. 21 (2021): Dossiê: Ensino de Língua Portuguesa: pesquisas e práticas |
O ENSINO DO VERBO A PARTIR DO SISTEMA DE TRÊS MARCOS TEMPORAIS E DA APRENDIZAGEM ATIVA / Verb teaching based on the three time points system and the active linguistics learning |
Resumo
PDF
|
Ana Cristina Simões de Araujo |
|
n. 21 (2021): Dossiê: Ensino de Língua Portuguesa: pesquisas e práticas |
ENSINO DE GRAMÁTICA E METALINGUAGEM: UMA REVISÃO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS À PERSPECTIVA DA METACOGNIÇÃO / Grammar teaching and metalanguage: a review of the fundamental issues to a metacognitive perspective |
Resumo
PDF
|
Adriana Tavares Mauricio Lessa, Marcelo de Melo Soares |
|
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS |
A FORÇA DA DERIVA: NARRAR E HUMANIZAR / The force of deriva: narrating and humanizing |
Resumo
PDF
|
Iza Terezinha Gonçalves Quelhas |
|
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO |
DA FORMAÇÃO DO LEITOR AO FORMADOR DE LEITORES DO TEXTO LITERÁRIO |
Resumo
PDF
|
Maria Fátima Xavier da Anunciação de ALMEIDA |
|
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES: POR UM ENSINO DE LÍNGUAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL / Critical teacher education: on socially responsible language teaching |
Resumo
PDF
|
Andrea Machado de Almeida Mattos, Leina Jucá, Míriam Lúcia dos Santos Jorge |
|
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
LETRAMENTO CRÍTICO, ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E QUESTÕES FILOSÓFICAS: DIÁLOGOS COM BOURDIEU E DERRIDA / Critical literacy, foreign language teaching and philosophical questions: dialogues with Bourdieu and Derrida |
Resumo
PDF
|
Katia Bruginski Mulik, Elaine Íris dos Reis |
|
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE |
HÁBITOS DE LEITURA À ENTRADA NO ENSINO SUPERIOR: O PERFIL DE LEITOR DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA / Reading habits at entry to higher education: the reading profile of students attending a basic education degree |
Resumo
PDF
|
Adriana Cardoso, Antónia Estrela, Patrícia Ferreira, Carolina Gonçalves |
|
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS |
A LIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO E NOTAS SOBRE UM PERCURSO NO ENSINO DE LITERATURA / Antonio Candido's lesson and notes on a path in literature teaching |
Resumo
PDF
|
Mônica Gomes da Silva |
|
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE |
ITINERÁRIOS DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: NO BRASIL E EM PORTUGAL / Mother language teaching itineraries: in Brazil and in Portugal |
Resumo
PDF
|
Isabel Sebastião Sebastião, Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Dennis da Silva Castanheira, Leonor Werneck dos Santos, Sónia Valente Rodrigues |
|
n. 11 (2017): LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS: REFLEXÕES AINDA NECESSÁRIAS |
FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA: A LEITURA LITERÁRIA EM VOZ ALTA COMO ESTRATÉGIA PARA ALFABETIZAÇÃO / Readers development in school: reading aloud as a strategy for literacy |
Resumo
PDF
|
Valéria Cunha dos Santos, Ana Paula Oliveira Santana |
|
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO |
O DIREITO AO GRITO EM “NUNCA ME SONHARAM” / The right to scream in "They never dreamed me" |
Resumo
PDF
|
Maria Betânia Pereira |
|
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO |
O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS DIRETRIZES OFICIAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO |
Resumo
PDF
|
Maria Clara Catanho, José Emerson de Barros Barbosa |
|
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO |
O ENSINO DA LITERATURA E AS VANGUARDAS BRASILEIRAS DO SÉCULO XX |
Resumo
PDF
|
Sergio Carvalho de Assunção |
|
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER |
O TEXTO AUTOBIOGRÁFICO EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL / The autobiographical text in the middle school classroom |
Resumo
PDF
|
Flávia Cavalcante Rocha, Aurea Suely Zavam |
|
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" |
LÍNGUA, ENSINO E DISCURSO: DO MESMO AO DIFERENTE / Language, teaching and discourse: from the same to the different |
Resumo
PDF
|
Marilei Resmini Grantham |
|
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING |
TECNOLOGIAS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: OUTRAS CRENÇAS, NOVOS DEVIRES / Digital technologies, multiliteracies and teacher training: other beliefs, new devires |
Resumo
PDF
|
Letícia Telles da Cruz, Úrsula Cunha Anecleto |
|
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO |
ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESTRATÉGIAS DE LEITURA / Teaching Portuguese literature as reading strategies |
Resumo
PDF
|
Norma Sueli Rosa Lima |
|
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO |
O USO DO PROTÓTIPO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Resumo
PDF
|
Nelma Teixeira da SILVA, Ester Maria Figueiredo SOUZA |
|
n. 25 (2022): Dossiê 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS |
RETEXTUALIZAÇÃO DA LIBRAS PARA O PORTUGUÊS ESCRITO COM ALUNOS SURDOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E MULTIMODAL / Retextualization from Libras to written portuguese for deaf students: an interdisciplinary and multimodal proposal |
Resumo
PDF
|
Rossana Alves Rocha, Camila Lopes Nascimento |
|
n. 20 (2021): DIÁLOGOS PANDÊMICOS NO ENSINO, NA PESQUISA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E LITERATURAS |
LETRAMENTOS EM TERRA BRASILIS: EXCLUSÕES DIGITAIS E DESIGN CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALÉM DA PANDEMIA / Literacies in Terra Brasilis: digital exclusions and critical design in Portuguese Language teaching beyond the pandemic |
Resumo
PDF
|
Marcia Lisbôa Costa de Oliveira |
|
n. 6 (2015): JANEIRO - JUNHO |
MULTIMODALIDADE E LEITURA CRÍTICA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Resumo
PDF
|
Marcos NONATO DE OLIVEIRA |
|
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO |
POESIA E ENSINO: “O QUE SERÁ PARA UMA BORBOLETA REBOCAR UM BATELÃO!” |
Resumo
PDF
|
Armando Ferreira Gens Filho |
|
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO |
“O MEU PÉ DE LARANJA LIMA”: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA-COMPARATIVA DE ROMANCE E FILME |
Resumo
PDF
|
Anadir Aparecida SELÓRIA, Margarida da Silveira CORSI |
|
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS: A EMERGÊNCIA DE CRENÇAS, IDENTIDADES E EMOÇÕES EM UM FÓRUM DE DOCENTES EM FORMAÇÃO / Emergency remote teaching from the perspective of university students: the emergence of beliefs, identities and emotions on a forum of pre-service teachers |
Resumo
PDF
|
Marissol Rodrigues Mendonça da Fonseca, Janaina da Silva Cardoso |
|
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" |
NEM AUTORITÁRIO, NEM CÍNICO, APENAS POLÊMICO: AS FORMAS DO DISCURSO PEDAGÓGICO ATUAL E SEUS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO / Neither authoritarian, nor cynic, solely polemic: the forms of the current pedagogical discourse and its identification processes |
Resumo
PDF
|
Carolina Fernandes |
|
n. 2 (2013): Janeiro-Junho |
SENTIDOS DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA SALA DE AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR DO ALUNO SURDO |
Resumo
PDF
|
Eliane Elenice JORGE |
|
n. 3 (2013): JULHO-DEZEMBRO |
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE UM TRABALHO COM NARRATIVAS DE VIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE |
Resumo
PDF
|
Ana Paula Marques Beato-Canato |
|
n. 2 (2013): Janeiro-Junho |
O “POLVO”: O TROCADILHO A SERVIÇO DA CRÍTICA EM CAPAS DA REVISTA VEJA |
Resumo
PDF
|
Ilana da Silva Rebello VIEGAS |
|
n. 8 (2016): NOVOS ESTUDOS EM MORFOSSINTAXE: ABORDAGENS E DINÂMICAS QUE VIABILIZEM A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
O ENSINO DE PERÍFRASES VERBAIS E VERBO-NOMINAIS |
Resumo
PDF
|
Vinicius Maciel de Oliveira, Giselle Aparecida Toledo Esteves |
|
n. 8 (2016): NOVOS ESTUDOS EM MORFOSSINTAXE: ABORDAGENS E DINÂMICAS QUE VIABILIZEM A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
NOÇÕES DE MORFOSSINTAXE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS |
Resumo
PDF
|
Rosângela Gomes Ferreira Divino, José Augusto Oliveira Pires |
|
n. 8 (2016): NOVOS ESTUDOS EM MORFOSSINTAXE: ABORDAGENS E DINÂMICAS QUE VIABILIZEM A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DESCRITIVO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O VERBO PERDER |
Resumo
PDF
|
Liliane Alves Santana Malacoski, Keila Mara Schneider, Aucione das Dores Smarsaro |
|
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO |
LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO |
Resumo
PDF
|
Maria Betânia Almeida Pereira, Andréa Rodrigues, Marcia Lisbôa Costa de Oliveira |
|
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" |
LEI 10.639/03 E A LITERATURA ANGOLANA: PEPETELA E ONDJAKI / Law 10.639/03 and angolan literature: Pepetela and Ondjaki |
Resumo
PDF
|
Aparecida Cristina da Silva Ribeiro |
|
n. 2 (2013): Janeiro-Junho |
PARA O INÍCIO DE UMA CONVERSA – A CRÔNICA NA SALA DE AULA |
Resumo
PDF
|
Ana Cristina Coutinho VIEGAS |
|
n. 2 (2013): Janeiro-Junho |
EXPERIÊNCIAS DE INDISCIPLINA E APRENDIZAGEM DE LE: O OLHAR DO ALUNO |
Resumo
PDF
|
Carolina Vianini Amaral LIMA, Laura Stella MICCOLI |
|
1 a 69 de 69 itens |
|