Pesquisa


 
Edição Título
 
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS “ELES COMENÇAM SANGUEAR”: TRANSLINGUAGEM COMO PRÁTICA CRIATIVA E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA / “Eles començam sanguear”: Translanguaging as a creative practice and construction of knowledge in Portuguese as a foreign language Resumo  PDF
Giovana Nicolini Milozo, Sandra Regina Buttros Gattolin
 
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM A TRADUÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO INTEGRADO DE LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURA BRASILEIRA / Translation as a strategy for integrated Spanish language and Brazilian literature Resumo  PDF
Liliana Patricia Marles Valencia, Luciano de Jesus Gonçalves
 
n. 21 (2021): Dossiê: Ensino de Língua Portuguesa: pesquisas e práticas LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A ATIVIDADE REAL E O REAL DA ATIVIDADE / Reading and pedagogical practice in Integrated High School: between real activity and real of the activity Resumo  PDF
Adriana Nunes de Souza, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE VIAJANDO NA COLÔNIA: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NA ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA / Travelling in the colony: decolonial perspectives in the analysis of a unit of a Portuguese Language textbook Resumo  PDF
Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Marcela Martins de Melo Fraguas, Alana dos Santos Mariano
 
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" ENTREVISTA COM VANISE MEDEIROS / Interview with Vanise Medeiros Resumo  PDF
Vanise Medeiros, Rívia Silveira Fonseca
 
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" ENTREVISTA COM FREDA INDURSKY / Interview with Freda Indursky Resumo  PDF
Freda Indursky, Andréa Rodrigues
 
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: AÇÕES DE UM PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA COM O USO DE IMAGENS / Multimodality and English language teaching: actions of the teacher from public school Resumo  PDF
Robson Henrique Antunes de Oliveira, Maria Zenaide Valdivino da Silva
 
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" ENTREVISTA COM ENI ORLANDI / Interview with Eni Orlandi Resumo  PDF
Eni Puccinelli Orlandi, Maristela Cury Sarian
 
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM PRÁTICAS INTERATIVAS NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA / Interactive practices in class mother tongue: a social-interactional approach Resumo  PDF
Linduarte Pereira Rodrigues, Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas
 
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES / Teaching of Brazilian literature to foreigners: possibilities and difficulties Resumo  PDF
Lais Maria Alvares Rosal Botler, Joyce Fernandes
 
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS GOLDILOCKS AND THE THREE BEARS: PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE MOMENTOS DE CRITICIDADE EMERGENTES DA LEITURA DE UMA HISTÓRIA INFANTIL / Goldilocks and the three bears: practices and reflections on moments of criticism emerging from reading a story book Resumo  PDF
Luana Cristina Amorim Roja de Lima, Adriana Lúcia Escobar Chaves de Barros
 
n. 12 (2018): Pensares surdos: estudos na área de Letras PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO / Written texts of included high-school deaf students: a case study Resumo  PDF
Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, Leila Lopes Gouveia
 
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" INTERTEXTEXTUALITÉ ET ÉCRITE: L’APPORT DE TEXTE LITTERAIRE DANS UNE EXPERIENCE DE PRODUCTION ÉCRITE AVEC DES LYCEENS AU MAROC / Intertextualidade e escrita: o aporte do texto literário numa experiência de produção textual com estudantes do Marrocos Resumo  PDF
Salah Tigourdi
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO REFLEXÕES SOCIOCULTURAIS NA UTILIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA Resumo  PDF ()
Gerson Rodrigues da SILVA, Flavia CARDOZO, Francis DUARTE, Thaís de Paiva SANTOS, Thatiana dos Santos Nascimento IMENES
 
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO: A TEORIA ENTRE PRÁTICAS E POLÍTICAS / Discourse Analysis and teaching: the theory between practices and policies Resumo  PDF
Andréa Rodrigues, Maristela Cury Sarian, Rívia Silveira Fonseca
 
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING RESENHA CRÍTICA: THE EMOTIONAL ROLLERCOASTER OF LANGUAGE TEACHING / Critical Review: The Emotional Rollercoaster of Language Teaching Resumo  PDF
Gysele da S. Colombo Gomes, Flavio Barreto Soares
 
n. 18 (2020): DOSSIÊ "ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA" LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS ENTRE PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE / Literature and teaching: paths between research and teacher education Resumo  PDF
Germana Maria Araújo Sales, Mirian Hisae Yaegashi Zappone, Maria da Penha Casado Alves, Ana Crélia Penha Dias, Luiza Helena de Oliveira Silva
 
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS ENSINO DE LITERATURAS EM PRÉ-VESTIBULARES SOCIAIS: IDENTIDADES EM TRÂNSITO / Teaching literatures in social pre-college preparatory courses: identities in transit Resumo  PDF
Maria Betânia Almeida Pereira
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO: CURADORIA E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA / Language variation and prejudice: curatorship and development of didactic material for teaching Portuguese at PROEJA Resumo  PDF
Rosana da Silva Sauner Clesar, Moara Zambonim Rossi dos Santos, Carolina Maria Cardoso Pilati, Cristiane Dall' Cortivo Lebler
 
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" DO ENSINO BÁSICO AO STRICTO SENSU: UM RELATO DA PESQUISA E ENSINO NO NORTE DE MATO GROSSO EM CONSONÂNCIA COM LEI 10.639/2003 / From basic education to stricto sensu: a report of research and teaching in North of Mato Grosso in accordance with 10.639/2003 law Resumo  PDF
Antonio Aparecido Mantovani, Genivaldo Rodrigues Sobrinho
 
n. 25 (2022): Dossiê 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS LITERATURAS: ESCRITA E EM LÍNGUA DE SINAIS. DIÁLOGOS POSSÍVEIS? / Literatures : written and in sign language. Possible dialogues? Resumo  PDF
Fabiana Ferreira Braga Madeira, Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
 
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" A ROUPA DA RUA: PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM DISCURSO / The street clothing: language prejudice in discourse Resumo  PDF
Soraya Maria Romano Pacífico, Michel Luís da Cruz Ramos Leandro
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER LEITURA E ESCRITA – AÇÕES LIBERTÁRIAS / Reading and writing – libertarian actions Resumo  PDF
Rosemary Lapa de Oliveira, Andréa Betânia da Silva, Maria Alba Guedes Machado Mello
 
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" A LEI 10.639/03 E PERSPECTIVA DO ENSINO DE LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA: RUMO A UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA / Law 10.639/03 and perspective of teaching african and afro-brazilian literatures: towards an anti-racist education Resumo  PDF
Simone de Barros Berte, Vera Maquêa
 
n. 21 (2021): Dossiê: Ensino de Língua Portuguesa: pesquisas e práticas O ENSINO DOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / The organization modes teaching in the National Common Curriculum Base Resumo  PDF
Marcela Martins de Melo Fraguas
 
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING UNDERSTANDING THE BELIEFS AND EMOTIONS OF A LANGUAGE TEACHER EDUCATOR: A CASE STUDY / Compreendendo as crenças e emoções de uma professora formadora de línguas: um estudo de caso Resumo  PDF (English)
Pauliane Ferreira Gandhi de Godoy, Ana Maria Ferreira Barcelos
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE A SALA DE AULA REFLEXIVA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DOS TEMAS GRAMATICAIS SUJEITO E CONCORDÂNCIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA ATIVA / The reflective classroom: a proposal for a sequence of activities of subject grammar subjects and agreement through active language learning Resumo  PDF
Stephanie Valle de Souza Chalfun
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO: O DISCURSO OFICIAL E O DIDÁTICO NA DÉCADA DE 1930 NO BRASIL / The historical constitution of reading as an object of teaching official and didactic discourse in the 1930s in Brazil Resumo  PDF
Alanne De Paula Barbosa, Washington Silva de Farias
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO BRASIL E EM PORTUGAL: BREVE PANORAMA / Orality and mother language teaching in Brazil and Portugal: brief overview Resumo  PDF
Dennis Castanheira, Isabel Sebastião
 
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS A FORMAÇÃO LITERÁRIA E A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI / Literary training and the perspective of education in the 21st century Resumo  PDF
Flavia Vieira da Silva do Amparo, Esther Zanelli Miranda
 
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING A ESCRITA NAS CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO / The writing of beliefs the Portuguese teacher’s in formation Resumo  PDF
Soraia da Silva Sousa
 
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM LITERATURA SURDA: O NASCIMENTO DE UMA TRADIÇÃO / Deaf literature and a question of essentialism: the birth of a tradition. Resumo  PDF
Luiz Claudio da Costa Carvalho
 
n. 20 (2021): DIÁLOGOS PANDÊMICOS NO ENSINO, NA PESQUISA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E LITERATURAS DIREITOS HUMANOS E O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA SOCIEDADE / Human Rights and the right to education in Covid-19 times: a look at the context of deaf education Resumo  PDF
Sara Moitinho
 
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO CÍRCULO DE LEITURA LITERÁRIA: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE DISPONIBILIDADE AO ENCONTRO COM UM SENTIDO LITERÁRIO Resumo  PDF
João Carlos Biella, Sandra Borges
 
n. 21 (2021): Dossiê: Ensino de Língua Portuguesa: pesquisas e práticas O ENSINO DO VERBO A PARTIR DO SISTEMA DE TRÊS MARCOS TEMPORAIS E DA APRENDIZAGEM ATIVA / Verb teaching based on the three time points system and the active linguistics learning Resumo  PDF
Ana Cristina Simões de Araujo
 
n. 21 (2021): Dossiê: Ensino de Língua Portuguesa: pesquisas e práticas ENSINO DE GRAMÁTICA E METALINGUAGEM: UMA REVISÃO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS À PERSPECTIVA DA METACOGNIÇÃO / Grammar teaching and metalanguage: a review of the fundamental issues to a metacognitive perspective Resumo  PDF
Adriana Tavares Mauricio Lessa, Marcelo de Melo Soares
 
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS A FORÇA DA DERIVA: NARRAR E HUMANIZAR / The force of deriva: narrating and humanizing Resumo  PDF
Iza Terezinha Gonçalves Quelhas
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO DA FORMAÇÃO DO LEITOR AO FORMADOR DE LEITORES DO TEXTO LITERÁRIO Resumo  PDF
Maria Fátima Xavier da Anunciação de ALMEIDA
 
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES: POR UM ENSINO DE LÍNGUAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL / Critical teacher education: on socially responsible language teaching Resumo  PDF
Andrea Machado de Almeida Mattos, Leina Jucá, Míriam Lúcia dos Santos Jorge
 
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS LETRAMENTO CRÍTICO, ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E QUESTÕES FILOSÓFICAS: DIÁLOGOS COM BOURDIEU E DERRIDA / Critical literacy, foreign language teaching and philosophical questions: dialogues with Bourdieu and Derrida Resumo  PDF
Katia Bruginski Mulik, Elaine Íris dos Reis
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE HÁBITOS DE LEITURA À ENTRADA NO ENSINO SUPERIOR: O PERFIL DE LEITOR DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA / Reading habits at entry to higher education: the reading profile of students attending a basic education degree Resumo  PDF
Adriana Cardoso, Antónia Estrela, Patrícia Ferreira, Carolina Gonçalves
 
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS A LIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO E NOTAS SOBRE UM PERCURSO NO ENSINO DE LITERATURA / Antonio Candido's lesson and notes on a path in literature teaching Resumo  PDF
Mônica Gomes da Silva
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE ITINERÁRIOS DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: NO BRASIL E EM PORTUGAL / Mother language teaching itineraries: in Brazil and in Portugal Resumo  PDF
Isabel Sebastião Sebastião, Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Dennis da Silva Castanheira, Leonor Werneck dos Santos, Sónia Valente Rodrigues
 
n. 11 (2017): LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS: REFLEXÕES AINDA NECESSÁRIAS FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA: A LEITURA LITERÁRIA EM VOZ ALTA COMO ESTRATÉGIA PARA ALFABETIZAÇÃO / Readers development in school: reading aloud as a strategy for literacy Resumo  PDF
Valéria Cunha dos Santos, Ana Paula Oliveira Santana
 
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO O DIREITO AO GRITO EM “NUNCA ME SONHARAM” / The right to scream in "They never dreamed me" Resumo  PDF
Maria Betânia Pereira
 
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS DIRETRIZES OFICIAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO Resumo  PDF
Maria Clara Catanho, José Emerson de Barros Barbosa
 
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO O ENSINO DA LITERATURA E AS VANGUARDAS BRASILEIRAS DO SÉCULO XX Resumo  PDF
Sergio Carvalho de Assunção
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER O TEXTO AUTOBIOGRÁFICO EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL / The autobiographical text in the middle school classroom Resumo  PDF
Flávia Cavalcante Rocha, Aurea Suely Zavam
 
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" LÍNGUA, ENSINO E DISCURSO: DO MESMO AO DIFERENTE / Language, teaching and discourse: from the same to the different Resumo  PDF
Marilei Resmini Grantham
 
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING TECNOLOGIAS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: OUTRAS CRENÇAS, NOVOS DEVIRES / Digital technologies, multiliteracies and teacher training: other beliefs, new devires Resumo  PDF
Letícia Telles da Cruz, Úrsula Cunha Anecleto
 
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESTRATÉGIAS DE LEITURA / Teaching Portuguese literature as reading strategies Resumo  PDF
Norma Sueli Rosa Lima
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO O USO DO PROTÓTIPO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Resumo  PDF
Nelma Teixeira da SILVA, Ester Maria Figueiredo SOUZA
 
n. 25 (2022): Dossiê 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS RETEXTUALIZAÇÃO DA LIBRAS PARA O PORTUGUÊS ESCRITO COM ALUNOS SURDOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E MULTIMODAL / Retextualization from Libras to written portuguese for deaf students: an interdisciplinary and multimodal proposal Resumo  PDF
Rossana Alves Rocha, Camila Lopes Nascimento
 
n. 20 (2021): DIÁLOGOS PANDÊMICOS NO ENSINO, NA PESQUISA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E LITERATURAS LETRAMENTOS EM TERRA BRASILIS: EXCLUSÕES DIGITAIS E DESIGN CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALÉM DA PANDEMIA / Literacies in Terra Brasilis: digital exclusions and critical design in Portuguese Language teaching beyond the pandemic Resumo  PDF
Marcia Lisbôa Costa de Oliveira
 
n. 6 (2015): JANEIRO - JUNHO MULTIMODALIDADE E LEITURA CRÍTICA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Resumo  PDF
Marcos NONATO DE OLIVEIRA
 
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO POESIA E ENSINO: “O QUE SERÁ PARA UMA BORBOLETA REBOCAR UM BATELÃO!” Resumo  PDF
Armando Ferreira Gens Filho
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO “O MEU PÉ DE LARANJA LIMA”: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA-COMPARATIVA DE ROMANCE E FILME Resumo  PDF
Anadir Aparecida SELÓRIA, Margarida da Silveira CORSI
 
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS: A EMERGÊNCIA DE CRENÇAS, IDENTIDADES E EMOÇÕES EM UM FÓRUM DE DOCENTES EM FORMAÇÃO / Emergency remote teaching from the perspective of university students: the emergence of beliefs, identities and emotions on a forum of pre-service teachers Resumo  PDF
Marissol Rodrigues Mendonça da Fonseca, Janaina da Silva Cardoso
 
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" NEM AUTORITÁRIO, NEM CÍNICO, APENAS POLÊMICO: AS FORMAS DO DISCURSO PEDAGÓGICO ATUAL E SEUS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO / Neither authoritarian, nor cynic, solely polemic: the forms of the current pedagogical discourse and its identification processes Resumo  PDF
Carolina Fernandes
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho SENTIDOS DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA SALA DE AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR DO ALUNO SURDO Resumo  PDF
Eliane Elenice JORGE
 
n. 3 (2013): JULHO-DEZEMBRO POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE UM TRABALHO COM NARRATIVAS DE VIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Resumo  PDF
Ana Paula Marques Beato-Canato
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho O “POLVO”: O TROCADILHO A SERVIÇO DA CRÍTICA EM CAPAS DA REVISTA VEJA Resumo  PDF
Ilana da Silva Rebello VIEGAS
 
n. 8 (2016): NOVOS ESTUDOS EM MORFOSSINTAXE: ABORDAGENS E DINÂMICAS QUE VIABILIZEM A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA O ENSINO DE PERÍFRASES VERBAIS E VERBO-NOMINAIS Resumo  PDF
Vinicius Maciel de Oliveira, Giselle Aparecida Toledo Esteves
 
n. 8 (2016): NOVOS ESTUDOS EM MORFOSSINTAXE: ABORDAGENS E DINÂMICAS QUE VIABILIZEM A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NOÇÕES DE MORFOSSINTAXE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS Resumo  PDF
Rosângela Gomes Ferreira Divino, José Augusto Oliveira Pires
 
n. 8 (2016): NOVOS ESTUDOS EM MORFOSSINTAXE: ABORDAGENS E DINÂMICAS QUE VIABILIZEM A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DESCRITIVO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O VERBO PERDER Resumo  PDF
Liliane Alves Santana Malacoski, Keila Mara Schneider, Aucione das Dores Smarsaro
 
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO Resumo  PDF
Maria Betânia Almeida Pereira, Andréa Rodrigues, Marcia Lisbôa Costa de Oliveira
 
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" LEI 10.639/03 E A LITERATURA ANGOLANA: PEPETELA E ONDJAKI / Law 10.639/03 and angolan literature: Pepetela and Ondjaki Resumo  PDF
Aparecida Cristina da Silva Ribeiro
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho PARA O INÍCIO DE UMA CONVERSA – A CRÔNICA NA SALA DE AULA Resumo  PDF
Ana Cristina Coutinho VIEGAS
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho EXPERIÊNCIAS DE INDISCIPLINA E APRENDIZAGEM DE LE: O OLHAR DO ALUNO Resumo  PDF
Carolina Vianini Amaral LIMA, Laura Stella MICCOLI
 
1 a 69 de 69 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"