Pesquisa


 
Edição Título
 
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS “ELES COMENÇAM SANGUEAR”: TRANSLINGUAGEM COMO PRÁTICA CRIATIVA E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA / “Eles començam sanguear”: Translanguaging as a creative practice and construction of knowledge in Portuguese as a foreign language Resumo  PDF
Giovana Nicolini Milozo, Sandra Regina Buttros Gattolin
 
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM A TRADUÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO INTEGRADO DE LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURA BRASILEIRA / Translation as a strategy for integrated Spanish language and Brazilian literature Resumo  PDF
Liliana Patricia Marles Valencia, Luciano de Jesus Gonçalves
 
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM PRÁTICAS INTERATIVAS NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA / Interactive practices in class mother tongue: a social-interactional approach Resumo  PDF
Linduarte Pereira Rodrigues, Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas
 
n. 12 (2018): Pensares surdos: estudos na área de Letras PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO / Written texts of included high-school deaf students: a case study Resumo  PDF
Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, Leila Lopes Gouveia
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO REFLEXÕES SOCIOCULTURAIS NA UTILIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA Resumo  PDF ()
Gerson Rodrigues da SILVA, Flavia CARDOZO, Francis DUARTE, Thaís de Paiva SANTOS, Thatiana dos Santos Nascimento IMENES
 
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS GOLDILOCKS AND THE THREE BEARS: PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE MOMENTOS DE CRITICIDADE EMERGENTES DA LEITURA DE UMA HISTÓRIA INFANTIL / Goldilocks and the three bears: practices and reflections on moments of criticism emerging from reading a story book Resumo  PDF
Luana Cristina Amorim Roja de Lima, Adriana Lúcia Escobar Chaves de Barros
 
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: AÇÕES DE UM PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA COM O USO DE IMAGENS/ Multimodality and English language teaching: actions of the teacher from public school Resumo  PDF
Robson Henrique Antunes de Oliveira, Maria Zenaide Valdivino da Silva
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO: O DISCURSO OFICIAL E O DIDÁTICO NA DÉCADA DE 1930 NO BRASIL / The historical constitution of reading as an object of teaching official and didactic discourse in the 1930s in Brazil Resumo  PDF
Alanne De Paula Barbosa, Washington Silva de Farias
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER LEITURA E ESCRITA – AÇÕES LIBERTÁRIAS / Reading and writing – libertarian actions Resumo  PDF
Rosemary Lapa de Oliveira, Andréa Betânia da Silva, Maria Alba Guedes Machado Mello
 
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS LETRAMENTO CRÍTICO, ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E QUESTÕES FILOSÓFICAS: DIÁLOGOS COM BOURDIEU E DERRIDA / Critical literacy, foreign language teaching and philosophical questions: dialogues with Bourdieu and Derrida Resumo  PDF
Katia Bruginski Mulik, Elaine Íris dos Reis
 
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO O DIREITO AO GRITO EM “NUNCA ME SONHARAM” / The right to scream in "They never dreamed me" Resumo  PDF
Maria Betânia Pereira
 
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO CÍRCULO DE LEITURA LITERÁRIA: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE DISPONIBILIDADE AO ENCONTRO COM UM SENTIDO LITERÁRIO Resumo  PDF
João Carlos Biella, Sandra Borges
 
n. 11 (2017): LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS: REFLEXÕES AINDA NECESSÁRIAS FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA: A LEITURA LITERÁRIA EM VOZ ALTA COMO ESTRATÉGIA PARA ALFABETIZAÇÃO / Readers development in school: reading aloud as a strategy for literacy Resumo  PDF
Valéria Cunha dos Santos, Ana Paula Oliveira Santana
 
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES: POR UM ENSINO DE LÍNGUAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL / Critical teacher education: on socially responsible language teaching Resumo  PDF
Andrea Machado de Almeida Mattos, Leina Jucá, Míriam Lúcia dos Santos Jorge
 
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM LITERATURA SURDA: O NASCIMENTO DE UMA TRADIÇÃO / Deaf literature and a question of essentialism: the birth of a tradition. Resumo  PDF
Luiz Claudio da Costa Carvalho
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO DA FORMAÇÃO DO LEITOR AO FORMADOR DE LEITORES DO TEXTO LITERÁRIO Resumo  PDF
Maria Fátima Xavier da Anunciação de ALMEIDA
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO “O MEU PÉ DE LARANJA LIMA”: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA-COMPARATIVA DE ROMANCE E FILME Resumo  PDF
Anadir Aparecida SELÓRIA, Margarida da Silveira CORSI
 
n. 6 (2015): JANEIRO - JUNHO MULTIMODALIDADE E LEITURA CRÍTICA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Resumo  PDF
Marcos NONATO DE OLIVEIRA
 
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS DIRETRIZES OFICIAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO Resumo  PDF
Maria Clara Catanho, José Emerson de Barros Barbosa
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO O USO DO PROTÓTIPO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Resumo  PDF
Nelma Teixeira da SILVA, Ester Maria Figueiredo SOUZA
 
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO O ENSINO DA LITERATURA E AS VANGUARDAS BRASILEIRAS DO SÉCULO XX Resumo  PDF
Sergio Carvalho de Assunção
 
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESTRATÉGIAS DE LEITURA / Teaching Portuguese literature as reading strategies Resumo  PDF
Norma Sueli Rosa Lima
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER O TEXTO AUTOBIOGRÁFICO EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL / The autobiographical text in the middle school classroom Resumo  PDF
Flávia Cavalcante Rocha, Aurea Suely Zavam
 
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO POESIA E ENSINO: “O QUE SERÁ PARA UMA BORBOLETA REBOCAR UM BATELÃO!” Resumo  PDF
Armando Ferreira Gens Filho
 
n. 3 (2013): JULHO-DEZEMBRO POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE UM TRABALHO COM NARRATIVAS DE VIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Resumo  PDF
Ana Paula Marques Beato-Canato
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho SENTIDOS DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA SALA DE AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR DO ALUNO SURDO Resumo  PDF
Eliane Elenice JORGE
 
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO Resumo  PDF
Maria Betânia Almeida Pereira, Andréa Rodrigues, Marcia Lisbôa Costa de Oliveira
 
n. 8 (2016): NOVOS ESTUDOS EM MORFOSSINTAXE: ABORDAGENS E DINÂMICAS QUE VIABILIZEM A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DESCRITIVO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O VERBO PERDER Resumo  PDF
Liliane Alves Santana Malacoski, Keila Mara Schneider, Aucione das Dores Smarsaro
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho EXPERIÊNCIAS DE INDISCIPLINA E APRENDIZAGEM DE LE: O OLHAR DO ALUNO Resumo  PDF
Carolina Vianini Amaral LIMA, Laura Stella MICCOLI
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho O “POLVO”: O TROCADILHO A SERVIÇO DA CRÍTICA EM CAPAS DA REVISTA VEJA Resumo  PDF
Ilana da Silva Rebello VIEGAS
 
n. 8 (2016): NOVOS ESTUDOS EM MORFOSSINTAXE: ABORDAGENS E DINÂMICAS QUE VIABILIZEM A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NOÇÕES DE MORFOSSINTAXE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS Resumo  PDF
Rosângela Gomes Ferreira Divino, José Augusto Oliveira Pires
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho PARA O INÍCIO DE UMA CONVERSA – A CRÔNICA NA SALA DE AULA Resumo  PDF
Ana Cristina Coutinho VIEGAS
 
n. 8 (2016): NOVOS ESTUDOS EM MORFOSSINTAXE: ABORDAGENS E DINÂMICAS QUE VIABILIZEM A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA O ENSINO DE PERÍFRASES VERBAIS E VERBO-NOMINAIS Resumo  PDF
Vinicius Maciel de Oliveira, Giselle Aparecida Toledo Esteves
 
1 a 33 de 33 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"