LITERATURAS: ESCRITA E EM LÍNGUA DE SINAIS. DIÁLOGOS POSSÍVEIS? / Literatures : written and in sign language. Possible dialogues?

Autores

  • Fabiana Ferreira Braga Madeira Universidade Federal Fluminense
  • Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.67048

Palavras-chave:

Literatura. Literatura em Língua de sinais. Ensino.

Resumo

A proposta do tema Literatura escrita e Literatura em língua de sinais, nasceu das aulas de Literatura na Pós-graduação em Ensino, tradução e Interpretação de Libras na UFRJ. O artigo em questão é fruto do trabalho final de curso. A presente pesquisa constitui-se por uma revisão bibliográfica de literatura e criação de uma proposta de ensino que dialoga entre o uso da Literatura em formato escrito e a natureza própria da Literatura em Língua de Sinais. As referências dialogam com Platão (427 a.C.), Santo Agostinho (354 d.C – 430 d. C.) até Stutton-Spence (2021) para tratar os conceitos teóricos das  literaturas abordadas. O objetivo da pesquisa concentra-se em apresentar uma proposta de ensino de Literatura para surdos trabalhando com a Literatura escrita em língua portuguesa e a literatura em língua de sinais – Língua Brasileira de Sinais. O estudo investiga os conceitos acerca da literatura surda, literatura para os Surdos, verifica como foi abordado o ensino de Literatura para pessoas surdas. Principalmente, pretende-se, responder às perguntas  qual é o lugar estabelecido pelo ensino de Literatura na Educação de pessoas  Surdas, principalmente a partir do segundo segmento do ensino fundamental até o ensino médio, chegando ao ensino superior?  Além de propor caminhos mais assertivos para a relação da pessoa surda  com o mundo literário escrito por meio da leitura, interpretação textual e para o ensino de Literatura.

Biografia do Autor

Fabiana Ferreira Braga Madeira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Inclusão( PGCTIn/UFF). Mestra em Diversidade e Inclusão pelo Curso de Mestrado Profissional da Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF). Possui Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa pela Cátedra da UNESCO em parceria com o Exército Brasileiro; Pedagogia bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Ensino, Tradução e Interpretação de Libras (UFRJ). Bacharel e Licenciada em Letras Português/ Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pedagogia (UNINTER). Atuante no Grupo de Pesquisa Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação (UFF). É especialista em Análise do Discurso, Ensino e Educação de Surdos.

Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Literatura Brasileira e Teorias da Literatura (2001) e Doutora em Literatura Comparada (2006) pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras e interessa-se pelos seguintes temas: letramentos; literatura em línguas de sinais; literatura, performance e intermidialidade; autoetnografia; literatura e memória. Participa dos Grupos de Pesquisa Linguagem & Sociedade (FFP/UERJ-CNPq), Caminhos da Literatura Brasileira (UFF/CNPq), Formação de Professores, Linguagens e Justiça Social (PROFJUS) e LAPLI (Laboratório de Pesquisa em Literatura e Imagem) - UFRJ É professora Adjunta II da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação na Faculdade de Letras, no Setor de Estudos Literários do Departamento de Letras/Libras. Leciona na graduação e na Pós-Graduação, dentro dos cursos de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil e em Libras: ensino, tradução e interpretação. Integra os projetos de extensão Imagens em diálogos (EBA/UFRJ) e Imagens Surdas (FL/UFRJ/CNPq), que coordena. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Bilíngue do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-Doutoramento sobre literatura e letramentos de alunos surdos na FFLCH/USP, no Departamento de Letras Modernas, sob a orientação da Professora Doutora Walkyria Monte-Mór. É membro do Projeto Nacional de Letramentos (USP/CNPq) e do Grupo de Trabalho Transculturalidade, Linguagem e Educação (ANPOLL).

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Madeira, F. F. B., & Ramos, D. C. M. P. (2022). LITERATURAS: ESCRITA E EM LÍNGUA DE SINAIS. DIÁLOGOS POSSÍVEIS? / Literatures : written and in sign language. Possible dialogues?. Pensares Em Revista, 25(25), 73–96. https://doi.org/10.12957/pr.2022.67048

Edição

Seção

DOSSIÊ 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY A