A LEI 10.639/03 E PERSPECTIVA DO ENSINO DE LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA: RUMO A UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA / Law 10.639/03 and perspective of teaching african and afro-brazilian literatures: towards an anti-racist education
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.64767Palavras-chave:
Lei 10.639/2003. Ensino de literatura afro-brasileira e africana. Educação antirracista.Resumo
Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre a implantação da Lei 10.639/2003 e o ensino de literatura africanas e afro-brasileira como parte de resultados do trabalho desenvolvido no PROFLetras da UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso, em Cáceres. Este artigo teve por objetivo refletir aspectos relativos à implementação do disposto na Lei nos currículos escolares, discutindo a educação antirracista que vai ao encontro da valorização das culturas dos povos africanos e afrodescendentes. Inicialmente, professoras e professores da rede pública de ensino de Mato Grosso apontaram, por meio de um formulário eletrônico, a situação do desenvolvimento da Lei 10.639/2003 atualmente, o que permitiu analisar seus contornos atuais após quase duas décadas de sua publicação. Na sequência, utilizamos as respostas obtidas para analisar e subsidiar nossa abordagem sobre a aplicabilidade da implementação da Lei, suas lacunas e avanços na visão desses profissionais da Educação Básica, bem como refletir acerca de possibilidades para se ampliar o alcance do proposto pela Preceito Legal por meio do ensino de literaturas africanas e afro-brasileira como uma possibilidade para trabalhar na perspectiva da educação antirracista. Para tanto, como aporte teórico apoiamos a pesquisa em Candido (2008), Assis Duarte (2008, 2017), Fanon (1968, 2008), Petit (2009), Petrônio (2007), Souza (1983), entre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).