A LEI 10.639/03 E PERSPECTIVA DO ENSINO DE LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA: RUMO A UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA / Law 10.639/03 and perspective of teaching african and afro-brazilian literatures: towards an anti-racist education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.64767

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003. Ensino de literatura afro-brasileira e africana. Educação antirracista.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre a implantação da Lei 10.639/2003 e o ensino de literatura africanas e afro-brasileira como parte de resultados do trabalho desenvolvido no PROFLetras da UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso, em Cáceres. Este artigo teve por objetivo refletir aspectos relativos à implementação do disposto na Lei nos currículos escolares, discutindo a educação antirracista que vai ao encontro da valorização das culturas dos povos africanos e afrodescendentes. Inicialmente, professoras e professores da rede pública de ensino de Mato Grosso apontaram, por meio de um formulário eletrônico, a situação do desenvolvimento da Lei 10.639/2003 atualmente, o que permitiu analisar seus contornos atuais após quase duas décadas de sua publicação. Na sequência, utilizamos as respostas obtidas para analisar e subsidiar nossa abordagem sobre a aplicabilidade da implementação da Lei, suas lacunas e avanços na visão desses profissionais da Educação Básica, bem como refletir acerca de possibilidades para se ampliar o alcance do proposto pela Preceito Legal por meio do ensino de literaturas africanas e afro-brasileira como uma possibilidade para trabalhar na perspectiva da educação antirracista. Para tanto, como aporte teórico apoiamos a pesquisa em Candido (2008), Assis Duarte (2008, 2017), Fanon (1968, 2008), Petit (2009), Petrônio (2007), Souza (1983), entre outros.

Biografia do Autor

Simone de Barros Berte, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora da Educação básica da rede pública do Estado de Mato Grosso 

Doutoranda em Estudos Literários - PPGEL - Programa de Pós-graduação em Letras / UNEMAT

Mestra em Letras - PROFLETRAS

Vera Maquêa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa

Profa. da Unemat

Programa de pós-graduação em estudos literários - PPGEL

Programa de pós-graduação Mestrado profissional em Letras - PROFLetras

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Publicado

2022-07-28

Como Citar

Berte, S. de B., & Maquêa, V. (2022). A LEI 10.639/03 E PERSPECTIVA DO ENSINO DE LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA: RUMO A UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA / Law 10.639/03 and perspective of teaching african and afro-brazilian literatures: towards an anti-racist education. Pensares Em Revista, (24), 24–43. https://doi.org/10.12957/pr.2022.64767