VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO: CURADORIA E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA / Language variation and prejudice: curatorship and development of didactic material for teaching Portuguese at PROEJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.69851

Palavras-chave:

Estágio supervisionado em Letras. Ensino de língua portuguesa. Elaboração de material didático. PROEJA.

Resumo

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) visa oferecer, aos sujeitos que não concluíram a sua formação na educação básica regular, a oportunidade de realizá-la de forma integrada a um curso técnico. Trata-se, portanto, de um público e de um contexto de ensino com muitas particularidades se comparados ao público e ao contexto do ensino regulares. Tais especificidades requerem planejamento e elaboração de ações pedagógicas que tornem o ensino significativo para esses sujeitos. Assim, emoldurado por este cenário, este artigo objetiva discorrer sobre as práticas de curadoria de textos multimodais para a construção de material didático de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para uma turma de 1º ano do Ensino Médio do PROEJA – Técnico em Cozinha como parte das atividades do estágio de docência do curso de Letras Português, da Universidade Federal de Santa Catarina. Considerando o tema central das aulas - variação e preconceito linguístico – e a situação pedagógica em que a prática relatada aconteceu, buscou-se embasamento teórico em autores como Bagno (2015) Geraldi (2010), Rojo (2020), Freire (1981, 2011), Vygotsky (1984; 1991). Por se tratar de um relato de experiência, sua metodologia mescla elementos de caráter etnográfico e bibliográfico, com o intuito de refletir de forma crítica acerca da prática em tela. Os resultados reafirmam a importância de se considerar as especificidades dos sujeitos e o contexto de ensino-aprendizagem no planejamento didático-pedagógico, incluindo a metodologia adotada, os materiais didáticos utilizados e as formas de avaliação.

Biografia do Autor

Rosana da Silva Sauner Clesar, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina, é membro do Núcleo de Estudos Literários e Culturais – NELIC, UFSC, onde realizou pesquisas na área de literatura comparada, dentre as quais, seu projeto mais expressivo, a investigação acerca da poética esparsa do poeta Paulo Leminski e sua relação com Santa Catarina - sendo essa financiada pelo CNPq. Realizou, ainda, pesquisas pontuais em semântica e morfologia (desenvolvimento de gramática do sufixo -inho) e em análise do discurso. Tem como principais áreas de interesse literatura brasileira do século XX, teorias da literatura, pop art e mass midia, e análise do discurso.

Moara Zambonim Rossi dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Durante a graduação, foi membro e professora do Programa de Educação Tutorial (PET) Letras, com contos publicados no livro PETLiterarium - vivências poéticas, assim como apresentou trabalhos em congressos. Também integrou o Grupo de Estudos de Línguas em Contato da UFSC, quando teve oportunidade de realizar iniciação científica sobre Identidade Linguística em São Tomé e Príncipe. Além disso, durante a graduação, desenvolveu trabalhos nas áreas de linguística aplicada e análise do discurso.

Carolina Maria Cardoso Pilati, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do programa de pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGLit, na linha de investigação “Estudos Literários e Culturais Latino-americanos", onde desenvolve pesquisa relacionada à nuance entre os discursos ficcional e autobiográfico. É graduada em Direito e licenciada em Letras Português pela mesma instituição.

Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora, Mestre e Licenciada em Letras. É professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua sobretudo com disciplinas de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura. Os temas que constituem seus interesses de pesquisa são a formação de professores, o ensino de língua portuguesa e os estudos acerca da argumentação.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Clesar, R. da S. S., dos Santos, M. Z. R., Pilati, C. M. C., & Lebler, C. D. C. (2022). VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO: CURADORIA E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA / Language variation and prejudice: curatorship and development of didactic material for teaching Portuguese at PROEJA. Pensares Em Revista, (26), 87–114. https://doi.org/10.12957/pr.2022.69851

Edição

Seção

DOSSIÊ 26 -ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NO