TECNOLOGIAS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: OUTRAS CRENÇAS, NOVOS DEVIRES / Digital technologies, multiliteracies and teacher training: other beliefs, new devires
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.60548Palavras-chave:
Letras, Linguística Aplicada, Ensino de LínguasResumo
O artigo discute sobre o papel do professor no seu fazer pedagógico, a partir da reflexão sobre crenças e ensino de línguas. Para tanto, partimos dos achados da pesquisa de Cruz (2017), que envolveu professores de língua inglesa (LI) em formação inicial, em contexto de escolas públicas, no município de Conceição do Coité, Bahia, com o objetivo de problematizar uma das crenças mapeadas na pesquisa que diz respeito à centralidade do papel do professor de LI nas salas de aula de escolas regulares. As informações da pesquisa foram geradas através de uma variedade de dispositivos utilizados, que se delinearam em virtude da sua natureza etnográfica, longitudinal, qualitativa e social, tais como: questionários, entrevistas, oficinas, visitas in loco, narrativas. Os resultados revelam-se importantes para as discussões sobre implicações metodológicas e ideológicas da ação docente, em especial à construção do perfil do professor como um devir, a ser ressignificado no contexto atual de pandemia provocada pela COVID-19. Para ampliar as discussões, apresentam-se diálogos com bases teóricas sobre Tecnologias Digitais (TD), multiletramentos e formação de professor em tempo de ensino remoto, com o intuito de problematizar o papel do professor em tempo de ensino remoto emergencial. Espera-se, com esse texto, contribuir para a (re)construção de um perfil mais situado de professores de línguas, diante dos diversos desafios enfrentados pela Educação Escolar.
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