LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A ATIVIDADE REAL E O REAL DA ATIVIDADE / Reading and pedagogical practice in Integrated High School: between real activity and real of the activity
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2021.58071Palavras-chave:
Leitura e Ensino, Interdisciplinaridade, Ensino Médio Integrado, Sentidos e Significados.Resumo
Neste artigo, buscamos compreender, através dos sentidos e significados atribuídos por professores de disciplinas técnicas do Ensino Médio Integrado, as práticas pedagógicas de leitura realizadas e suas implicações no processo ensino-aprendizagem. Para isso, discutimos o Ensino Médio Integrado, a interdisciplinaridade e a leitura de estudo. Adotamos como referencial teórico a Psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky (1991; 2000), a Clínica da Atividade de Yves Clot (2006; 2010), a Leitura na perspectiva de Vieira (2007) e de Leffa (1996) e a interdisciplinaridade na perspectiva de Fazenda e Godoy (2014). Durante a pesquisa, filmamos aulas de três docentes de disciplinas técnicas de um Campus do Instituto Federal de Alagoas e discutimos suas práticas em entrevistas de autoconfrontação. Para a análise dos dados, consideramos algumas categorias: dimensão subjetiva, sentidos e significados, real da atividade e a atividade real, gênero e estilo. Os dados mostraram que a leitura é definida como alicerce para o ensino, mas não é trabalhada de modo efetivo pelos docentes. Os resultados também possibilitaram o reconhecimento da leitura como facilitadora da aprendizagem das disciplinas técnicas e demostraram que há uma distância entre o social e o individual na atividade pedagógica. Pudemos concluir que os docentes atribuem à leitura um papel de alicerce do Ensino Médio Integrado, mas enfrentam obstáculos para que esse papel se concretize em sua prática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).