VIAJANDO COM JULIO VERNE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
A PEDAGOGICAL PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.78175Palavras-chave:
Literatura infanto-juvenil., Formação de Leitor. , Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas., Letramento.Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar um relato de experiência com o uso de sequência didática na sala de aula de língua portuguesa, aplicada a alunos do ensino Fundamental em um colégio situado em Niterói, Rio de Janeiro. A partir da leitura de uma adaptação do clássico da literatura universal, “A volta ao mundo em 80 dias” de Julio Verne (2012), foi possível trabalhar práticas com vários gêneros textuais. Tendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2014) como uma das orientações, planejou-se um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Produção Textual e Geografia em turmas de 7º ano. O projeto permitiu enveredar em um caminho no qual a prática da linguagem é entendida como discurso e produção social e desenvolveram-se a expressão oral, a compreensão leitora, e a produção escrita. Foram elaboradas estratégias pedagógicas de leitura que permitiram que os alunos ampliassem habilidades intrínsecas ao ato de ler. Por meio da viagem da personagem Phileas Fogg, um cavaleiro britânico, foi possível conhecer diversas culturas e, assim, refletir sobre a nossa própria realidade. O embasamento teórico dessa experiência segue a linha da BNCC (BRASIL, 2017), Paulo Freire (2000), Ana Maria Machado (2002) e Rildon Cosson (2006).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).