VIAJANDO COM JULIO VERNE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA

A PEDAGOGICAL PRACTICE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.78175

Palavras-chave:

Literatura infanto-juvenil., Formação de Leitor. , Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas., Letramento.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar um relato de experiência com o uso de sequência didática na sala de aula de língua portuguesa, aplicada a alunos do ensino Fundamental em um colégio situado em Niterói, Rio de Janeiro. A partir da leitura de uma adaptação do clássico da literatura universal, “A volta ao mundo em 80 dias” de Julio Verne (2012), foi possível trabalhar práticas com vários gêneros textuais. Tendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2014) como uma das orientações, planejou-se um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Produção Textual e Geografia em turmas de 7º ano. O projeto permitiu enveredar em um caminho no qual a prática da linguagem é entendida como discurso e produção social e desenvolveram-se a expressão oral, a compreensão leitora, e a produção escrita. Foram elaboradas estratégias pedagógicas de leitura que permitiram que os alunos ampliassem habilidades intrínsecas ao ato de ler. Por meio da viagem da personagem Phileas Fogg, um cavaleiro britânico, foi possível conhecer diversas culturas e, assim, refletir sobre a nossa própria realidade. O embasamento teórico dessa experiência segue a linha da BNCC (BRASIL, 2017), Paulo Freire (2000), Ana Maria Machado (2002) e Rildon Cosson (2006).

Biografia do Autor

Simone Maria Bacellar Moreira, Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ), São Gonçalo, RJ, Brasil

Professora adjunta e coordenadora do setor de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ. Possui graduação em Letras (Português/Francês) pela UFF (2003), mestrado em Literaturas Francófonas pela UFF (2006) e doutorado em Letras também pela UFF (2011). Coordenadora de Graduação de Letras da FFP/UERJ de julho de 2019 a setembro de 2022, Coordenadora de área de Língua Portuguesa da FFP/UERJ no Projeto PIBID 2020/2021, coordenadora do Projeto de Prodocência "Projeto: Círculos de Letramento - Tecendo Narrativas de Vivência" de 2022/2024, membro do Projeto de Pesquisa A narrativa entre a ficção e o documento, entre o mesmo e o outro (UFF) e Linguagem & Sociedade (FFP).

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Moreira, S. M. B. (2023). VIAJANDO COM JULIO VERNE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: A PEDAGOGICAL PRACTICE. Pensares Em Revista, (28), 111–134. https://doi.org/10.12957/pr.2023.78175

Edição

Seção

DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES