LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO PROFLETRAS: CONCEPÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA /AFRO-BRAZILIAN LITERATURE IN PROFLETRAS: CONCEPTION AND PEDAGOGICAL PRACTICE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.86327

Palavras-chave:

PROFLETRAS, Literatura afro-brasileira. , Ensino de literatura. , Leitura literária.

Resumo

Este artigo reflete sobre a contribuição do PROFLETRAS para a inserção da literatura afro-brasileira no trabalho pedagógico no Ensino Fundamental II e para a promoção da educação antirracista na escola pública brasileira. Para isso, examina um conjunto de dez dissertações defendidas no programa entre os anos de 2015 e 2019, as quais se detêm no tema da literatura afro-brasileira e em numa didática que inclui o leitor, no caso professor e aluno, como interlocutores privilegiados do texto. O artigo inicia apresentando a percepção dos docentes sobre sua participação no programa, com destaque para a disciplina “Leitura do texto literário” voltada ao ensino de literatura. Na sequência, trata dos impactos da implementação da Lei 10.639/2003 no âmbito do ensino da literatura no Brasil, que abriu espaço para uma vertente literária, a literatura afro-brasileira, assim como demandou novas abordagens teóricas e metodológicas. Por fim, com base em depoimentos colhidos nas dissertações, são abordadas questões relacionadas à formação inicial e à pouca presença da literatura afro-brasileira nos cursos de graduação em Letras, daí a relevância do PROFLETRAS. O desenvolvimento da análise ampara-se no discurso docente extraído das dissertações e orienta-se por referencial teórico que inclui Geraldi (2002), Larrosa Bondía (2002), Rouxel, Langlade e Rezende (2012), entre outros.

Biografia do Autor

Vera Medeiros, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil

Possui Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2023), Doutorado (2003) e Mestrado (1995) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Letras (1989). É professora na Universidade Federal do Pampa, atuando no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas. Seus temas de interesse são leitura literária e ensino e literatura e formação docente.

Neide Luzia de Rezende, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Possui Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1993) e graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1985). É professora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ministrando disciplinas na graduação e na pós-graduação. Coordena o Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, ensino de literatura, leitura literária, leitura e formação do professor.

Referências

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Medeiros, V., & Rezende, N. L. de. (2024). LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO PROFLETRAS: CONCEPÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA /AFRO-BRAZILIAN LITERATURE IN PROFLETRAS: CONCEPTION AND PEDAGOGICAL PRACTICE: . Pensares Em Revista, (31), 151–167. https://doi.org/10.12957/pr.2024.86327

Edição

Seção

DOSSIÊ 31: OS IMPACTOS DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS: OBSERVAÇÕES DO CHÃO DA ESCOLA / DOSSIER 31: THE IMPACTS OF PROFLETRAS ON THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE AND LITERATURES: REMARKS FROM THE SCHOOL GROUND