LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO PROFLETRAS: CONCEPÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA /AFRO-BRAZILIAN LITERATURE IN PROFLETRAS: CONCEPTION AND PEDAGOGICAL PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.86327Palavras-chave:
PROFLETRAS, Literatura afro-brasileira. , Ensino de literatura. , Leitura literária.Resumo
Este artigo reflete sobre a contribuição do PROFLETRAS para a inserção da literatura afro-brasileira no trabalho pedagógico no Ensino Fundamental II e para a promoção da educação antirracista na escola pública brasileira. Para isso, examina um conjunto de dez dissertações defendidas no programa entre os anos de 2015 e 2019, as quais se detêm no tema da literatura afro-brasileira e em numa didática que inclui o leitor, no caso professor e aluno, como interlocutores privilegiados do texto. O artigo inicia apresentando a percepção dos docentes sobre sua participação no programa, com destaque para a disciplina “Leitura do texto literário” voltada ao ensino de literatura. Na sequência, trata dos impactos da implementação da Lei 10.639/2003 no âmbito do ensino da literatura no Brasil, que abriu espaço para uma vertente literária, a literatura afro-brasileira, assim como demandou novas abordagens teóricas e metodológicas. Por fim, com base em depoimentos colhidos nas dissertações, são abordadas questões relacionadas à formação inicial e à pouca presença da literatura afro-brasileira nos cursos de graduação em Letras, daí a relevância do PROFLETRAS. O desenvolvimento da análise ampara-se no discurso docente extraído das dissertações e orienta-se por referencial teórico que inclui Geraldi (2002), Larrosa Bondía (2002), Rouxel, Langlade e Rezende (2012), entre outros.
Referências
BONDÍA, J.L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19. Jan/Fev/Mar/Abr 2002. p. 20-28. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 jul. 2024.
CERQUEIRA, T. L. R. Letramento literário e poesia afro-brasileira: poetizando as aulas de Língua Portuguesa.2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2019.
DALCASTAGNÉ, R. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo, Ed. Horizonte; Rio de Janeiro, Ed. da UERJ. 2012.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2002.
GOMES, C.S. Enleituramento do texto afro-brasileiro: experiências de leitura com os contos dos Cadernos Negros em sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2016.
GONÇALO, S.R.P. A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, 2015.
JESUS, R.V. A mulher negra em cordéis de Jarid Arraes: uma proposta de compreensão leitora. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2017.
LULA, J.B. Literavivências, usos e sentidos: experiências pedagógicas com poesia afro-brasileira contemporânea no ensino fundamental II. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018.
MEDEIROS, V. L. C. Relatório final da pesquisa didática da literatura no Brasil – uma cartografia a partir da perspectiva docente. 2023. Relatório (Programa de Pós-Doutorado em Educação FEUSP) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2023. Disponível em: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9059. Acesso em: 31 jul. 2024.
PINHEIRO, T.A.V. Literatura de temática afro. Desafios e possibilidades à educação antirracista. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
REZENDE, N. L., OLIVEIRA, G. R. (2015). Um sujeito leitor para a literatura na escola. Entrevista com Annie Rouxel. Revista Teias, 16(41), 280–294. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24526. Acesso em: 28 jul. 2024.
ROUXEL, A., LANGLADE, G, REZENDE, N. L. (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
SANTOS, A.F.P. Literatura afro-brasileira e identidade: proposta de sequência didática para o ensino fundamental II. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
SANTOS, R.B. Contos afro-brasileiros: uma proposta pedagógica com a literatura no ensino fundamental II. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2015.
SILVA, S. A. Leituras de África e a formação do leitor literário. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
SOUSA, A. L. A. Literatura afro-brasileira: práticas antirracistas no ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).