GAMEARGUMENTAÇÃO: A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS
gamification as a methodological strategy in the development of argumentative texts
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.85538Palavras-chave:
Argumentação, Gamificação, Ensino fundamental, Produção textualResumo
Este estudo descreve os impactos da gamificação como metodologia de ensino, na habilidade de argumentação escrita de 29 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal maranhense. Levando em consideração seu objetivo, a pesquisa analisa e descreve as produções textuais provenientes das etapas de intervenção, bem como o fator motivação, que constitui o corpus. Tendo em vista que partiu de uma intervenção na realidade que é própria do pesquisador, assume o caráter de pesquisa de aplicação, com viés quase experimental, procedendo-se a uma abordagem qualitativa de dados. Como base teórica, foram considerados autores como Kapp (2012), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Keller (1987). A proposta de intervenção consistiu em uma sequência de atividades gamificadas, com foco no ensino de três tipos de argumento: autoridade, exemplificação e comparação. Os resultados demonstraram que a gamificação, aliada ao modelo ARCS (Keller, 1987), mantém os alunos motivados e engajados por muito tempo. A análise das produções textuais evidenciou que, após a gamificação, os alunos melhoraram a capacidade de estruturar e explicitar um ponto de vista, bem como de elaborar argumentos, relacionando-os de forma mais coesa entre si e com a tese, selecionando informações mais relevantes para justificá-la. Dessa forma, concluiu-se que a gamificação, como uma possibilidade metodológica, se mostrou adequada para tornar o ensino de produção textual mais significativo para os alunos, uma vez que contribuiu para que a aprendizagem acontecesse de modo menos estático e mais situado.
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