GAMEARGUMENTAÇÃO: A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS

gamification as a methodological strategy in the development of argumentative texts

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.85538

Palavras-chave:

Argumentação, Gamificação, Ensino fundamental, Produção textual

Resumo

Este estudo descreve os impactos da gamificação como metodologia de ensino, na habilidade de argumentação escrita de 29 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal maranhense. Levando em consideração seu objetivo, a pesquisa analisa e descreve as produções textuais provenientes das etapas de intervenção, bem como o fator motivação, que constitui o corpus. Tendo em vista que partiu de uma intervenção na realidade que é própria do pesquisador, assume o caráter de pesquisa de aplicação, com viés quase experimental, procedendo-se a uma abordagem qualitativa de dados. Como base teórica, foram considerados autores como Kapp (2012), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Keller (1987). A proposta de intervenção consistiu em uma sequência de atividades gamificadas, com foco no ensino de três tipos de argumento: autoridade, exemplificação e comparação. Os resultados demonstraram que a gamificação, aliada ao modelo ARCS (Keller, 1987), mantém os alunos motivados e engajados por muito tempo. A análise das produções textuais evidenciou que, após a gamificação, os alunos melhoraram a capacidade de estruturar e explicitar um ponto de vista, bem como de elaborar argumentos, relacionando-os de forma mais coesa entre si e com a tese, selecionando informações mais relevantes para justificá-la. Dessa forma, concluiu-se que a gamificação, como uma possibilidade metodológica, se mostrou adequada para tornar o ensino de produção textual mais significativo para os alunos, uma vez que contribuiu para que a aprendizagem acontecesse de modo menos estático e mais situado.

Biografia do Autor

Maria Dayane da Costa Coelho, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, PI, Brasil

Graduada em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Estudos linguísticos e literários pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí. Servidora pública municipal da educação básica (anos finais). 

Shirlei Marly Alves, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, PI, Brasil

Doutora em Letras/Linguística (UFPE); mestre em Linguística (UFC); especialista em Educação a Distância (UNB); graduada em Letras (UFPI). Docente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação em Letras Português e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Processos de Leitura e de Escrita, Formação de Professores e Livros Didáticos da Educação Básica. É líder do Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmicas (LEIA/UESPI). Coordena a Olimpíada Científica de Língua Portuguesa do Piauí (OCLIPI) e a Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI).

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

da Costa Coelho, M. D., & Alves, S. M. (2024). GAMEARGUMENTAÇÃO: A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS : gamification as a methodological strategy in the development of argumentative texts . Pensares Em Revista, (31), 77–103. https://doi.org/10.12957/pr.2024.85538

Edição

Seção

DOSSIÊ 31: OS IMPACTOS DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS: OBSERVAÇÕES DO CHÃO DA ESCOLA / DOSSIER 31: THE IMPACTS OF PROFLETRAS ON THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE AND LITERATURES: REMARKS FROM THE SCHOOL GROUND