A PROPÓSITO DE DUAS CONSTRUÇÕES DO PORTUGUÊS: ABORDAGEM CONSTRUCIONAL E ENSINO DE LÍNGUA / ABOUT TWO CONSTRUCTIONS OF PORTUGUESE: CONSTRUCTIONAL APPROACH AND LANGUAGE TEACHING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.78660

Palavras-chave:

Construção gramatical, adjunto circunstancial, marcador discursivo, ensino de português.

Resumo

Neste artigo, adotando os pressupostos teóricos funcionalistas aliados à abordagem construcional da gramática, com base em Traugott e Trousdale (2013), Hilpert (2014) e Rosário e Oliveira (2016), entre outros, descrevemos e analisamos duas construções do português, integrantes de dois níveis gramaticais distintos, formadas a partir do nome “propósito”. A primeira tem função adjuntiva circunstancial, codificada como [a propósito de X], e a outra atua na marcação do discurso, no formato [a propósito]. A partir de metodologia basicamente qualitativa e de coleta de dados em fontes documentais do português contemporâneo, levantamos, descrevemos e analisamos contrastivamente essas duas construções, em termos de seus fatores de produtividade, esquematicidade e composicionalidade, de sua dimensão e de sua funcionalidade. Constatamos que [a propósito de X] tem maior instanciação no uso, é mais virtual e mais composicional, atuando no eixo sintático da língua; de outra parte, [a propósito] é menos produtiva, totalmente especificada e menos composicional, com função pragmático-discursiva. Refletimos acerca dos resultados obtidos à luz dos objetivos fixados para o ensino de português na Educação Básica do Brasil, como referidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); segundo estes objetivos, as tarefas de análise e reflexão sobre a língua devem ter o texto como o ponto central na sala de aula. Assim, conhecer pareamentos como os dois contemplados neste artigo pode contribuir para o sucesso das tarefas referidas.

Biografia do Autor

Mariangela Rios de Oliveira, Universidade Federal Fluminense Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Tem pós-doutorado na Universidade Aberta (Lisboa). É professora titular aposentada de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense; foi presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) no biênio 2015-2017 e é atualmente membro do Conselho Deliberativo da entidade. Coordenadora nacional do Grupo de Estudos "Discurso & Gramática". Foi chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF em três gestões e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem em duas gestões. Ex-coordenadora do GT Descrição do Português nos biênios 2012-2013 e 2014-2015. Foi editora-chefe da Revista Gragoatá de 2006 a 2016. É docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/ Faculdade de Formação de Professores, a partir de 2019. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Lingustica.

Marcello Martins Machado, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense

Professor da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Oliveira, M. R. de, & Machado, M. M. (2023). A PROPÓSITO DE DUAS CONSTRUÇÕES DO PORTUGUÊS: ABORDAGEM CONSTRUCIONAL E ENSINO DE LÍNGUA / ABOUT TWO CONSTRUCTIONS OF PORTUGUESE: CONSTRUCTIONAL APPROACH AND LANGUAGE TEACHING. Pensares Em Revista, (29), 17–48. https://doi.org/10.12957/pr.2023.78660