A PROPÓSITO DE DUAS CONSTRUÇÕES DO PORTUGUÊS: ABORDAGEM CONSTRUCIONAL E ENSINO DE LÍNGUA / ABOUT TWO CONSTRUCTIONS OF PORTUGUESE: CONSTRUCTIONAL APPROACH AND LANGUAGE TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.78660Palavras-chave:
Construção gramatical, adjunto circunstancial, marcador discursivo, ensino de português.Resumo
Neste artigo, adotando os pressupostos teóricos funcionalistas aliados à abordagem construcional da gramática, com base em Traugott e Trousdale (2013), Hilpert (2014) e Rosário e Oliveira (2016), entre outros, descrevemos e analisamos duas construções do português, integrantes de dois níveis gramaticais distintos, formadas a partir do nome “propósito”. A primeira tem função adjuntiva circunstancial, codificada como [a propósito de X], e a outra atua na marcação do discurso, no formato [a propósito]. A partir de metodologia basicamente qualitativa e de coleta de dados em fontes documentais do português contemporâneo, levantamos, descrevemos e analisamos contrastivamente essas duas construções, em termos de seus fatores de produtividade, esquematicidade e composicionalidade, de sua dimensão e de sua funcionalidade. Constatamos que [a propósito de X] tem maior instanciação no uso, é mais virtual e mais composicional, atuando no eixo sintático da língua; de outra parte, [a propósito] é menos produtiva, totalmente especificada e menos composicional, com função pragmático-discursiva. Refletimos acerca dos resultados obtidos à luz dos objetivos fixados para o ensino de português na Educação Básica do Brasil, como referidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); segundo estes objetivos, as tarefas de análise e reflexão sobre a língua devem ter o texto como o ponto central na sala de aula. Assim, conhecer pareamentos como os dois contemplados neste artigo pode contribuir para o sucesso das tarefas referidas.
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