IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO: UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2025.88111

Palavras-chave:

formação continuada do professor, Ensino de Inglês para Fins Específicos, Autoetnografia

Resumo

Neste estudo, apresento minha trajetória de formação continuada no Programa Paraná Fala Inglês, localizado na Universidade Estadual de Londrina, no contexto da internacionalização do ensino superior. Embasando-me na autoetnografia, narro minhas autorreflexões sobre as oportunidades formativas oferecidas por um programa de capacitação linguístico-comunicativa para fins específicos, entre os anos de 2021 e 2023. A partir do registro de notas de campo e diários reflexivos, processo que objetivou sistematizar o que observei no contexto investigado (PARDO, 2019), que versaram sobre aspectos identitários do meu eu pessoal/profissional, analiso os eventos formativos (COSTA, 2018) sob as lentes da autoetnografia, que permite desvelar aspectos socioemocionais que perpassaram esse processo. As reflexões tecidas sobre as experiências vivenciadas no programa revelam sentimentos pertinentes ao exercício da docência, tais como receios, insegurança e desânimo, bem como outros que indicam resistência, satisfação profissional e automotivação para continuar nas salas de aula. Ademais, os episódios aqui analisados apontam para a negociação constante entre mim e a equipe do programa em uma interação marcada por colaboração mútua em busca de cumprir objetivos comuns. Este estudo contribui para o campo de formação de professores ao apresentar o potencial da autoetnografia de subsidiar as autoanálises e autorreflexões provenientes das experiências de professores na construção de saberes docentes.

Biografia do Autor

Telma Nunes Gimenez, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Telma Nunes Gimenez é formada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Biblioteconomia pelo College of Librarianship Wales, Mestre em Linguistica Aplicada pela PUCSP e doutora pelo departamento de Linguistics and Modern English Language da Lancaster University, Inglaterra. Realizou estudos de pós-doutoramento junto à Kettering Foundation, Estados Unidos, e Institute of Education, Inglaterra. Atualmente é Professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina, onde atua no programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem como Professora Sênior. Orienta pesquisas no campo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e formação de professores.Seus interesses de pesquisa situam-se nas áreas de educação em língua estrangeira, especialmente a língua inglesa como lingua franca global, formação de professores, políticas educacionais no contexto da globalização e internacionalização do ensino superior.

Areta Belo, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora de língua inglesa formada em Letras-Inglês pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Estudos da Linguagem pela mesma instituição. Possui experiência no ensino desde 2016, atuando em escolas privadas e no contexto público, com crianças, jovens e adultos.

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Publicado

2025-05-15

Como Citar

Nunes Gimenez, T., & Belo, A. (2025). IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO: UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS. Pensares Em Revista, 33(33), 155–179. https://doi.org/10.12957/pr.2025.88111

Edição

Seção

DOSSIÊ 33: A AUTOETNOGRAFIA NA LINGUÍSTICA APLICADA: RUPTURAS, DESLOCAMENTOS E TRAJETÓRIAS/ DOSSIER 33: AUTOETHNOGRAPHY IN APPLIED LINGUISTICS: RUPTURES, DISPLACEMENTS AND TRAJECTORIES