IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO: UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.88111Palavras-chave:
formação continuada do professor, Ensino de Inglês para Fins Específicos, AutoetnografiaResumo
Neste estudo, apresento minha trajetória de formação continuada no Programa Paraná Fala Inglês, localizado na Universidade Estadual de Londrina, no contexto da internacionalização do ensino superior. Embasando-me na autoetnografia, narro minhas autorreflexões sobre as oportunidades formativas oferecidas por um programa de capacitação linguístico-comunicativa para fins específicos, entre os anos de 2021 e 2023. A partir do registro de notas de campo e diários reflexivos, processo que objetivou sistematizar o que observei no contexto investigado (PARDO, 2019), que versaram sobre aspectos identitários do meu eu pessoal/profissional, analiso os eventos formativos (COSTA, 2018) sob as lentes da autoetnografia, que permite desvelar aspectos socioemocionais que perpassaram esse processo. As reflexões tecidas sobre as experiências vivenciadas no programa revelam sentimentos pertinentes ao exercício da docência, tais como receios, insegurança e desânimo, bem como outros que indicam resistência, satisfação profissional e automotivação para continuar nas salas de aula. Ademais, os episódios aqui analisados apontam para a negociação constante entre mim e a equipe do programa em uma interação marcada por colaboração mútua em busca de cumprir objetivos comuns. Este estudo contribui para o campo de formação de professores ao apresentar o potencial da autoetnografia de subsidiar as autoanálises e autorreflexões provenientes das experiências de professores na construção de saberes docentes.
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