Pesquisa


 
Edição Título
 
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" DO ENSINO BÁSICO AO STRICTO SENSU: UM RELATO DA PESQUISA E ENSINO NO NORTE DE MATO GROSSO EM CONSONÂNCIA COM LEI 10.639/2003 / From basic education to stricto sensu: a report of research and teaching in North of Mato Grosso in accordance with 10.639/2003 law Resumo  PDF
Antonio Aparecido Mantovani, Genivaldo Rodrigues Sobrinho
 
n. 25 (2022): Dossiê 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS LITERATURAS: ESCRITA E EM LÍNGUA DE SINAIS. DIÁLOGOS POSSÍVEIS? / Literatures : written and in sign language. Possible dialogues? Resumo  PDF
Fabiana Ferreira Braga Madeira, Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
 
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS A FORÇA DA DERIVA: NARRAR E HUMANIZAR / The force of deriva: narrating and humanizing Resumo  PDF
Iza Terezinha Gonçalves Quelhas
 
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM LITERATURA SURDA: O NASCIMENTO DE UMA TRADIÇÃO / Deaf literature and a question of essentialism: the birth of a tradition. Resumo  PDF
Luiz Claudio da Costa Carvalho
 
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES / Portuguese Language and afro-brazilian literature african literatures: reading and reader training Resumo  PDF
Norma Sueli Rosa Lima, Sandra Regina Brito Curvelo
 
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES / Teaching of Brazilian literature to foreigners: possibilities and difficulties Resumo  PDF
Lais Maria Alvares Rosal Botler, Joyce Fernandes
 
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS ENSINO DE LITERATURAS EM PRÉ-VESTIBULARES SOCIAIS: IDENTIDADES EM TRÂNSITO / Teaching literatures in social pre-college preparatory courses: identities in transit Resumo  PDF
Maria Betânia Almeida Pereira
 
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS LEIO E ME RELEIO: LITERATURA E MEMÓRIA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS / I read and re-read: literature and memory in teaching young people and adults Resumo  PDF
Alexandra Santos Pinheiro, Iva Carla Aveline Teixeira dos Santos
 
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM A TRADUÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO INTEGRADO DE LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURA BRASILEIRA / Translation as a strategy for integrated Spanish language and Brazilian literature Resumo  PDF
Liliana Patricia Marles Valencia, Luciano de Jesus Gonçalves
 
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" A OBRA INFANTIL “O CABELO DE LELÊ”, DE VALÉRIA BELÉM EM DIÁLOGO COM A LEI 10.639/03 / Children's book "O cabelo de Lelê", by Valéria Belém in dialogue with Law 10.639/03 Resumo  PDF
Lisiane Oliveira e Lima Luiz
 
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" A LEI 10.639/03 E PERSPECTIVA DO ENSINO DE LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA: RUMO A UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA / Law 10.639/03 and perspective of teaching african and afro-brazilian literatures: towards an anti-racist education Resumo  PDF
Simone de Barros Berte, Vera Maquêa
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE VIAJANDO NA COLÔNIA: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NA ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA / Travelling in the colony: decolonial perspectives in the analysis of a unit of a Portuguese Language textbook Resumo  PDF
Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Marcela Martins de Melo Fraguas, Alana dos Santos Mariano
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO DA FORMAÇÃO DO LEITOR AO FORMADOR DE LEITORES DO TEXTO LITERÁRIO Resumo  PDF
Maria Fátima Xavier da Anunciação de ALMEIDA
 
n. 11 (2017): LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS: REFLEXÕES AINDA NECESSÁRIAS LEITURA E APROPRIAÇÃO DO LITERÁRIO EM “A MENINA QUE NÃO SABIA LER” / Reading and appropriation of the literary in “The girl who could not read” Resumo  PDF
Márcio Araújo de Melo, Andreia Nascimento Carmo, Valdivina Telia Rosa de Melian
 
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO LITERATURA INFANTIL EM CENA: O TEATRO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA Resumo  PDF
Priscila Peixinho Fiorindo, Ney Wendell
 
n. 22 (2021): EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ENSINO DE LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS: PESQUISAS E PRÁTICAS LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NEGRA NO CHÃO DA ESCOLA: IMPACTOS E PRODUÇÕES / Black female authorship literature at schools: impacts and productions Resumo  PDF
Maria Betânia Almeida Pereira, Simone Ribeiro da Conceição
 
n. 18 (2020): DOSSIÊ "ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA" ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA / Literary Studies, Reading and Aesthetic Experience Resumo  PDF
Ana Crélia Dias, Ana Cristina Coutinho Viegas, Iza Terezinha Gonçalves Quelhas
 
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS A LIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO E NOTAS SOBRE UM PERCURSO NO ENSINO DE LITERATURA / Antonio Candido's lesson and notes on a path in literature teaching Resumo  PDF
Mônica Gomes da Silva
 
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO BERNARDO GUIMARÃES, PARA ALÉM DA ESCRAVA ISAURA / Bernardo Guimarães: beyond A Escrava Isaura Resumo  PDF
Luana Batista de Souza
 
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO A FORMA DIFÍCIL OU DA ARTEPENSAMENTO EM AMADEO, DE MÁRIO CLÁUDIO / The difficult form or on artthought in Amadeo, by Mário Cláudio Resumo  PDF
Lúcia Melo Souza
 
n. 18 (2020): DOSSIÊ "ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA" ACESSO À LEITURA E NARRAÇÃO DE CONTOS DE FADAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA E A CONSTITUIÇÃO DAS CRIANÇAS COMO SUJEITOS SOCIAIS E DE CONHECIMENTO / Access to reading and narrating fairy tales in early childhood: implications for identity formation and the constitution of children as social and knowledge subjects Resumo  PDF
Eliziane Gorete Kielb, Ivone Maria Mendes Silva
 
n. 4 (2014): JANEIRO-JUNHO A PLANTA DA INFÂNCIA EM LAVOURA ARCAICA, DE RADUAN NASSAR Resumo  PDF
Iza Terezinha Gonçalves Quelhas
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho (RE)ESCREVER(SE) O PAI - DIAS PERDIDOS, DE LÚCIO CARDOSO Resumo  PDF
Marina Couto RIBEIRO , Fábio Figueiredo CAMARGO
 
n. 9 (2016): O LIVRO ILUSTRADO PARA CRIANÇAS E JOVENS A FABULOSA INCURSÃO DE DINO BUZZATI NA LITERATURA INFANTIL Resumo  PDF
Mariarosaria Fabris
 
n. 18 (2020): DOSSIÊ "ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA" INTERAÇÃO ENTRE TEXTO E LEITOR: UMA LEITURA DE “TCHAU”, DE LYGIA BOJUNGA / Interaction between text and reader: a reading of “Tchau”, by Lygia Bojunga Resumo  PDF
Jhennefer Alves Macêdo
 
n. 18 (2020): DOSSIÊ "ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA" ESTUDOS LITERÁRIOS, LEITURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONEXÕES E(M) TEMPOS DE CONFINAMENTO / Literary studies, reading and experience: connections in quarantine times Resumo  PDF
Maria Cristina Cardoso Ribas
 
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" LITERATURA JOVEM ADULTO, PROJETO DE EXTENSÃO E A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: A LEITURA COMO UM DIREITO CIDADÃO / Young Adult literature, extension project and the democratization of knowledge: reading as a citizen right Resumo  PDF
Martha Julia Martins de Souza
 
n. 5 (2014): JULHO-DEZEMBRO A LEITURA NA ESCOLA: AS CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR RESPONSIVO Resumo  PDF
Letícia Queiroz de Carvalho
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO “O MEU PÉ DE LARANJA LIMA”: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA-COMPARATIVA DE ROMANCE E FILME Resumo  PDF
Anadir Aparecida SELÓRIA, Margarida da Silveira CORSI
 
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO Resumo  PDF
Maria Betânia Almeida Pereira, Andréa Rodrigues, Marcia Lisbôa Costa de Oliveira
 
n. 9 (2016): O LIVRO ILUSTRADO PARA CRIANÇAS E JOVENS INFÂNCIA, PASOLINI E EDWARD GOREY ¬– UM ESTUDO SOBRE ESTILO Resumo  PDF
Nilton Gonçalves Gamba Junior
 
n. 9 (2016): O LIVRO ILUSTRADO PARA CRIANÇAS E JOVENS DA PALAVRA AO TRAÇO, DA VIDA À MORTE, DA NÃO CONCESSÃO À EXPERIÊNCIA: INÊS E A POSSIBILIDADE DE ENCONTRO ÉTICO E ESTÉTICO NO LIVRO ILUSTRADO Resumo  PDF
Cristiane Rogério Carvalho
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho PARA O INÍCIO DE UMA CONVERSA – A CRÔNICA NA SALA DE AULA Resumo  PDF
Ana Cristina Coutinho VIEGAS
 
1 a 33 de 33 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"