ACESSO À LITERATURA INFANTOJUVENIL POR SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.78157Palavras-chave:
Literatura Infantojuvenil. , Educação Especial., Livros Ilustrados Táteis. , Deficiência visual.Resumo
Atualmente, encontramos uma variedade de livros infantis e juvenis no mercado editorial que proporcionam aos seus leitores acesso à literatura. No entanto, encontramos poucos livros que contemplem em sua totalidade as crianças e jovens com deficiência visual. Às crianças com cegueira e baixa visão, privadas de algumas representações simbólicas da língua escrita, como as contidas em embalagens de alimentos, outdoors, sites e revistas, por exemplo, é preciso uma variedade ainda maior de livros, neste caso, livros ilustrados táteis que deem a elas oportunidades de leitura e consequentemente, inserção social. Esse fato desencadeia este estudo, o qual busca analisar se as características utilizadas em livros ilustrados táteis possibilitam uma leitura fluida e prazerosa para as crianças com deficiência visual, com a localização fácil das imagens táteis, da escrita braile e da escrita ampliada e dos demais critérios apontados por pesquisadores da área. O estudo teve uma abordagem qualitativa, subsidiado por uma pesquisa experimental que envolveu livros ilustrados táteis confeccionados para a pesquisa e dois sujeitos com deficiência visual (8 e 11 anos). Os resultados indicam que, se respeitados os padrões trazidos no estudo, um livro ilustrado tátil é capaz de promover o acesso à literatura aos sujeitos com deficiência visual, além de promover a acessibilidade a todas as crianças, aproximando-as, assim, do universo dos livros infanto-juvenis, os quais são pontes para auxiliar no processo de letramento e inserção social de todas as crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).