ACESSO À LITERATURA INFANTOJUVENIL POR SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.78157

Palavras-chave:

Literatura Infantojuvenil. , Educação Especial., Livros Ilustrados Táteis. , Deficiência visual.

Resumo

Atualmente, encontramos uma variedade de livros infantis e juvenis no mercado editorial que proporcionam aos seus leitores acesso à literatura. No entanto, encontramos poucos livros que contemplem em sua totalidade as crianças e jovens com deficiência visual. Às crianças com cegueira e baixa visão, privadas de algumas representações simbólicas da língua escrita, como as contidas em embalagens de alimentos, outdoors, sites e revistas, por exemplo, é preciso uma variedade ainda maior de livros, neste caso, livros ilustrados táteis que deem a elas oportunidades de leitura e consequentemente, inserção social. Esse fato desencadeia este estudo, o qual busca analisar se as características utilizadas em livros ilustrados táteis possibilitam uma leitura fluida e prazerosa para as crianças com deficiência visual, com a localização fácil das imagens táteis, da escrita braile e da escrita ampliada e dos demais critérios apontados por pesquisadores da área. O estudo teve uma abordagem qualitativa, subsidiado por uma pesquisa experimental que envolveu livros ilustrados táteis confeccionados para a pesquisa e dois sujeitos com deficiência visual (8 e 11 anos). Os resultados indicam que, se respeitados os padrões trazidos no estudo, um livro ilustrado tátil é capaz de promover o acesso à literatura aos sujeitos com deficiência visual, além de promover a acessibilidade a todas as crianças, aproximando-as, assim, do universo dos livros infanto-juvenis, os quais são pontes para auxiliar no processo de letramento e inserção social de todas as crianças.

Biografia do Autor

Roberta Stockmanns, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutoranda em Informática na Educação pela UFRGS, Mestre em Educação pela UFRGS, especialista em Educação Especial e Neuroeducação, graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi bolsista CNPq durante o Mestrado e, atualmente, é bolsista Capes. Pesquisadora na área da Linguagem, Educação Especial e Processos Inclusivos, Literatura Infantil e Tecnologias na Educação. Integrante do núcleo de pesquisa Tecnologia em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade (TEIAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que investiga o entrelaçamento da Educação, Tecnologia e Inclusão com ênfase no uso de tecnologias na educação para a promoção de processos inclusivos.

Patrícia Da Silva Campelo Costa Barcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Professora da área de Inglês como língua adicional no Instituto de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutora em Informática na Educação pela UFRGS e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência em Linguística Aplicada e Ambientes Informatizados na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de línguas estrangeiras, teoria sociocultural, diálogo colaborativo e tecnologias aplicadas à educação.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Stockmanns, R., & Barcellos, P. D. S. C. C. (2023). ACESSO À LITERATURA INFANTOJUVENIL POR SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Pensares Em Revista, (28), 224–239. https://doi.org/10.12957/pr.2023.78157

Edição

Seção

DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES