A PRIMEIRA ESCRITORA DO MUNDO: NOTAS SOBRE ENREDUANA, DE ROGER MELLO E MARIANA MASSARANI

notes on Enreduana, by Roger Mello and Mariana Massarani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.77969

Palavras-chave:

Enreduana. , Educação Literária. , Literatura InfantoJuvenil.

Resumo

Este artigo se propõe a discutir a importância do livro Enreduana, escrito por Roger Mello e ilustrado por Mariana Massarani, publicado em 2018, para a formação estética de jovens leitores. Trata-se de um livro que aborda a história da primeira escritora e filósofa do mundo. Por sua notória qualidade, o livro foi finalista do prêmio Jabuti em 2019, nas categorias Melhor livro infantil e Melhor ilustração, laureado com a melhor ilustração e Hors-Concours na categoria Jovem do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) de 2019 e na categoria "melhor obra estrangeira" recebeu o Prêmio Internacional de Literatura Infantil Chen Bochui (Cicla) (REIS, 2019).  Categoriza-se metodologicamente como uma pesquisa qualitativa de procedimento documental. Apresenta, inicialmente, considerações inerentes às mudanças da literatura infantojuvenil, quer seja no deslocamento de viés pedagógico que lhe deu origem, quer seja na abordagem temática. São contempladas também as discussões inerentes à formação de leitores, à temática da obra, ao projeto gráfico, às ilustrações, em diálogo com questões de gênero. A pesquisa conclui que o rico trabalho materializado em Enreduana justifica sua necessidade de abordagem também no contexto educacional, uma vez que em diálogo com a história e por meio da linguagem metafórica utilizada, plurissignificativa, desconstrói a abordagem uma marginalizada do gênero feminino, imposta pelo patriarcado.

Biografia do Autor

Mariana Passos Ramalhete, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória, ES, Brasil

Doutora e mestra em Educação pela da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciada em Letras-Português (Ufes - 2008), Pedagogia (Ufes - 2014), com especializações na área educacional. Pesquisadora do grupo de pesquisa interinstitucional Literatura e Educação (Ufes) e do Núcleo de Pesquisa em Literatura Moderna e Contemporânea (Ifes). Desde 2017, trabalha como professora de Língua Portuguesa em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), onde atua no Ensino Médio, na Licenciatura em Letras-Português e na Pós-graduação. É professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/UFRN/Ifes), campus Vitória-ES.

Rafael Gonçalves Marotto, Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES), Vitória, ES, Brasil

Possui licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Paulista (2018), licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pelo IFES, e pós-graduação em nível de especialização do curso de Artes Visuais - Faculdade Futura. Atualmente é Mestrando em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), membro do LEENA com Pesquisa e Extensão. Ministra, desde Agosto de 2018, aulas de Arte em turmas de ensino Fundamental II e Ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo - SEDU, tendo experiência, também, na rede privada de educação, desde 2019, com aulas de arte do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino médio. Desenvolve pesquisas com os subtemas: Processos de Criação; Gênero e Sexualidade; Temática Queer; Ensino de Arte.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Passos Ramalhete, M., & Gonçalves Marotto, R. (2023). A PRIMEIRA ESCRITORA DO MUNDO: NOTAS SOBRE ENREDUANA, DE ROGER MELLO E MARIANA MASSARANI: notes on Enreduana, by Roger Mello and Mariana Massarani. Pensares Em Revista, (28), 77–91. https://doi.org/10.12957/pr.2023.77969

Edição

Seção

DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES