A LEITURA E O ENSINO DE LITERATURA COMO “EXERCÍCIO DE ATENÇÃO”: ENTREVISTA COM A PROFESSORA SÔNIA MONNERAT BARBOSA
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.80423Palavras-chave:
literatura infantilResumo
As organizadoras do DOSSIÊ 28 — Literatura Infantojuvenil: Perspectivas contemporâneas conversaram com a Professora Associada de Teoria da Literatura da Universidade Federal Fluminense (UFF), Prof.ª Dra. Sonia Monnerat Barbosa, docente dos cursos de Graduação do Instituto de Letras e da Especialização em Literatura Infantojuvenil da Pós-Graduação Lato Sensu em Letras da UFF. As perguntas percorrem uma trajetória dedicada às questões da importância do ensino de literatura, o lugar da literatura infantojuvenil dentro da crítica literária e as especificidades do trabalho de pesquisa com o texto literário do jovem público, seja na Educação Básica, seja no Ensino Superior. A entrevistada entretece as lembranças de seu processo formativo e criativo como leitora e docente ao mesmo tempo em que nos propicia uma profunda reflexão sobre o ensino de literatura, a importância do estudo do texto literário, considerando as questões editoriais como co-criadoras de interpretações, o lugar da literatura infantojuvenil dentro da crítica literária e suas mudanças em sintonia com os questionamentos e novas configurações socioculturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).