A LEITURA E O ENSINO DE LITERATURA COMO “EXERCÍCIO DE ATENÇÃO”: ENTREVISTA COM A PROFESSORA SÔNIA MONNERAT BARBOSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.80423

Palavras-chave:

literatura infantil

Resumo

As organizadoras do DOSSIÊ 28 Literatura Infantojuvenil: Perspectivas contemporâneas conversaram com a Professora Associada de Teoria da Literatura da Universidade Federal Fluminense (UFF), Prof.ª Dra. Sonia Monnerat Barbosa, docente dos cursos de Graduação do Instituto de Letras e da Especialização em Literatura Infantojuvenil da Pós-Graduação Lato Sensu em Letras da UFF. As perguntas percorrem uma trajetória dedicada às questões da importância do ensino de literatura, o lugar da literatura infantojuvenil dentro da crítica literária e as especificidades do trabalho de pesquisa com o texto literário do jovem público, seja na Educação Básica, seja no Ensino Superior. A entrevistada entretece as lembranças de seu processo formativo e criativo como leitora e docente ao mesmo tempo em que nos propicia uma profunda reflexão sobre o ensino de literatura, a importância do estudo do texto literário, considerando as questões editoriais como co-criadoras de interpretações, o lugar da literatura infantojuvenil dentro da crítica literária e suas mudanças em sintonia com os questionamentos e novas configurações socioculturais.

 

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Monnerat Barbosa, S., Bastos da Silva, E., Rodrigues Pinto, M. I., Almeida Pereira, M. B., & Gomes da Silva, M. (2023). A LEITURA E O ENSINO DE LITERATURA COMO “EXERCÍCIO DE ATENÇÃO”: ENTREVISTA COM A PROFESSORA SÔNIA MONNERAT BARBOSA . Pensares Em Revista, (28), 08–32. https://doi.org/10.12957/pr.2023.80423