DA PALAVRA AO TRAÇO, DA VIDA À MORTE, DA NÃO CONCESSÃO À EXPERIÊNCIA: INÊS E A POSSIBILIDADE DE ENCONTRO ÉTICO E ESTÉTICO NO LIVRO ILUSTRADO
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2016.30994Palavras-chave:
Literatura Infantil, Livro Ilustrado, Narrativas Tradicionais, Histórias Portuguesas, Projeto GráficoResumo
O presente artigo visa refletir sobre o papel do texto e da imagem no livro ilustrado como forma de narrativa em conjunto, em um projeto gráfico que propõe e fomenta este diálogo. A autora se apropria do livro Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani, para evidenciar esta saudável costura de palavra, imagem e objeto-livro como defesa do direito à literatura, às narrativas da tradição, às possibilidades gráficas de qualidade, bem como o não cerceamento de temas ou formas de narrativa por conta de interpretações que limitem a potência da história em nome de algum tipo de superproteção ao jovem leitor.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).