O MITIGAR DO LUTO EM O HOMEM QUE LIA AS PESSOAS, DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.78180

Palavras-chave:

Literatura Infantil Contemporânea, Memória, Temáticas Fraturantes, Luto, Metáforas da Recordação.

Resumo

Este artigo empreende uma análise crítica da obra O homem que lia as pessoas (2015), escrita por João Anzanello Carrascoza. A abordagem adotada baseia-se nos estudos memorialísticos e nas perspectivas associadas às temáticas fraturantes presentes na literatura para crianças e jovens. O objetivo deste trabalho consiste em investigar a maneira pela qual o personagem-criança enfrenta a perda de seu pai, por meio da escrita de um livro marcado pela nostalgia e permeada por subjetividades. Para embasar a análise, utiliza-se como aporte teórico obras que exploram as temáticas fraturantes na literatura destinada a crianças e jovens, com destaque para os estudos de Ana Margarida Ramos (2011), Teresa Colomer (2017) e Yolanda Reyes (2021). Paralelamente, os estudos sobre a memória, conduzidos por Aleida Assmann (2011), Ecléa Bosi (2003), Paul Ricoeur (2007) e Henri Bergson (1999) são empregados com o propósito de aprofundar a compreensão acerca da forma como a memória é construída e interpretada na narrativa. A análise da obra constata que a habilidosa utilização de metáforas por parte de Carrascoza (2015), que fundamenta sua escrita em relatos memorialistas e se enquadra no rol de obras para crianças com temas fraturantes, proporciona uma imersão no cotidiano familiar, frequentemente negligenciado em meio à agitação do dia a dia. A metáfora central da obra, que se manifesta no título, é revelada no desfecho como um convite dirigido ao leitor a adotar uma postura sensível, compreendendo e valorizando o próximo, sem ceder a julgamentos baseados em preconceitos.

Biografia do Autor

Ana Karynne Belchior Carneiro, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, PI, Brasil

Mestranda em Literatura no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (PPGL-UESPI) na área de concentração: Literatura e Cultura e linha de pesquisa: Literatura e outros sistemas semióticos. Graduada em Licenciatura Plena em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).  Trabalhou como professora de Português e Redação em escolas privadas de Parnaíba-PI. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa Literatura, Leitura e Ensino- UESPI/CNPq (LLER) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Érica Sousa Torres, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, PI, Brasil

Mestranda em Literatura no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (PPGL-UESPI). Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Unyleya. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). Membro do Grupo de Estudo sobre o Mal na Literatura (GEMAL-UFPI) desde 2020 e do Grupo de Pesquisa de Literatura, Leitura e Ensino (LLER-UESPI).

Diógenes Buenos Aires de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, PI, Brasil

Doutor e Mestre em Letras (PUCRS-CAPES). Especialista em Leitura e Produção de Textos (PUC-Minas). Graduado em Letras-Português (UESPI). Coordenador do Grupo de Pesquisa LLER - Literatura, Leitura e ensino (CNPq-UESPI). Integrante do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL e da Rede de Estudos Avançados em Leitura (Cátedra UNESCO de Leitura-iiLer) e Instituto Interdisciplinar de Leitura (PUC-Rio) e do Grupo de Pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ). Professor efetivo da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Piauí e da pós-graduação da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Belchior Carneiro, A. K., Sousa Torres, Érica, & Buenos Aires de Carvalho, D. (2023). O MITIGAR DO LUTO EM O HOMEM QUE LIA AS PESSOAS, DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA. Pensares Em Revista, (28), 55–76. https://doi.org/10.12957/pr.2023.78180

Edição

Seção

DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES