A LITERATURA INFANTIL DE OTÁVIO JÚNIOR: OLHARES POÉTICOS SOBRE A PERIFERIA
poetical views about the periphery
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.78166Palavras-chave:
Literatura infantil., Arte literária. , Personagens periféricos. , Temas sensíveis., Otávio Júnior.Resumo
Sabe-se que a literatura infantil contemporânea vem ganhando novos enredos e personagens que dialogam com as diversidades. Nessa perspectiva, o texto em tela vem apresentar uma análise de dois livros que trazem a periferia como principal cenário de vivências poéticas, a saber: O chefão lá do morro e O garoto da camisa vermelha, ambos do escritor Otávio Júnior e ilustrados por Angelo Abu. Os livros apresentam algumas temáticas sensíveis que envolvem as comunidades periféricas, mas distanciadas de estereótipos midiáticos e, ao mesmo tempo, carregadas de poesia, esperança e respeito pela cultura e pelas pessoas que vivem nessas localidades. Desse modo, foram analisadas a arte literária das obras materializadas pelas palavras e pelas ilustrações e o potencial de formação humana dessas leituras. As análises permitiram perceber que esses livros podem ser lidos e trabalhados em qualquer contexto por apresentar uma narrativa que sensibiliza, encanta e instiga os mais variados leitores. Fica nítida também a criatividade do autor em provocar o leitor para reler o texto e a si mesmo, atentando-se, especialmente, para a desconstrução e reconstrução de olhares sobre as favelas. Destaca-se, assim, a importância de Otávio Júnior no cenário atual da literatura, especialmente por apresentar a sua arte com olhares sensíveis e esperançosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).