A LITERATURA INFANTIL DE OTÁVIO JÚNIOR: OLHARES POÉTICOS SOBRE A PERIFERIA

poetical views about the periphery

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.78166

Palavras-chave:

Literatura infantil., Arte literária. , Personagens periféricos. , Temas sensíveis., Otávio Júnior.

Resumo

Sabe-se que a literatura infantil contemporânea vem ganhando novos enredos e personagens que dialogam com as diversidades. Nessa perspectiva, o texto em tela vem apresentar uma análise de dois livros que trazem a periferia como principal cenário de vivências poéticas, a saber: O chefão lá do morro e O garoto da camisa vermelha, ambos do escritor Otávio Júnior e ilustrados por Angelo Abu. Os livros apresentam algumas temáticas sensíveis que envolvem as comunidades periféricas, mas distanciadas de estereótipos midiáticos e, ao mesmo tempo, carregadas de poesia, esperança e respeito pela cultura e pelas pessoas que vivem nessas localidades. Desse modo, foram analisadas a arte literária das obras materializadas pelas palavras e pelas ilustrações e o potencial de formação humana dessas leituras. As análises permitiram perceber que esses livros podem ser lidos e trabalhados em qualquer contexto por apresentar uma narrativa que sensibiliza, encanta e instiga os mais variados leitores. Fica nítida também a criatividade do autor em provocar o leitor para reler o texto e a si mesmo, atentando-se, especialmente, para a desconstrução e reconstrução de olhares sobre as favelas. Destaca-se, assim, a importância de Otávio Júnior no cenário atual da literatura, especialmente por apresentar a sua arte com olhares sensíveis e esperançosos.  

Biografia do Autor

Erica Bastos da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa, BA, Brasil

Pós-doutoranda no Programa de pós-graduação em Letras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Pedagogia também pela UFBA.  Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores. Vice-líder do grupo de pesquisa e extensão LEIA (Leitura, Escrita, Identidade e Artes). Coordena a pesquisa intitulada A leitura literária na escola: reflexões sobre a formação do leitor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, vinculada a linha de pesquisa leitura, literatura e direitos humanos do LEIA. Tem experiência na área de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Letramento, Leitura Literária, Formação de Leitores e Escritores, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa em Educação, Educação à Distância, Letramento literário, Literatura Infantil e Juvenil.

Regina Michelli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

É professora associada e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-doutorada pela USP e pela UFU, atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ. Desenvolve projeto de pesquisa em Literatura Infantojuvenil, acerca de contos de fadas, configurações arquetípicas do masculino e do feminino, maravilhoso e insólito, tendo por corpus narrativas da tradição e da contemporaneidade. É bolsista Prociência UERJ/ FAPERJ desde 2018. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq-UERJ Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas (EnLIJ), e coordenadora do Núcleo de Estudos em Literatura Infantojuvenil da UERJ (NELIJ-UERJ).

 

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

da Silva, E. B., & Michelli, R. (2023). A LITERATURA INFANTIL DE OTÁVIO JÚNIOR: OLHARES POÉTICOS SOBRE A PERIFERIA: poetical views about the periphery. Pensares Em Revista, (28), 34–54. https://doi.org/10.12957/pr.2023.78166

Edição

Seção

DOSSIÊ 28 - LITERATURA INFANTOJUVENIL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS / CHILDREN'S LITERATURE: CONTEMPORARY PERSPECTIVES