Main Navigation
Main Content
Sidebar
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
Register
Login
Toggle navigation
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Home
Archives
No. 48 (2024): ESTUDOS GRAMATICAIS E ENSINO
Published:
2024-05-28
Full Issue
PDF (Português (Brasil))
APRESENTAÇÃO
Ivo da Costa do Rosário, Madalena Teixeira , Maria José dos Reis Grosso, Vania Lúcia Rodrigues Dutra
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.84208
PROBLEMAS DA LINGUÍSTICA NORMATIVA BRASILEIRA
Marcos Bispo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.80027
UM ESTUDO SOBRE A (RE)TEXTUALIZAÇÃO EM GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS: O ASPECTO DA PROPOSTITURA DISCURSIVA
Sheila Fabiana de Pontes Casado, Edmilson Luiz Rafael
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79448
O TRATAMENTO DOS SUBSTANTIVOS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Gustavo Henrique Viana Lopes, Mônica de Souza Serafim
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79356
GRAMÁTICA NA SALA DE AULA: PERCEPÇÃO DOCENTE E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Edvaldo Balduino Bispo, Fernando da Silva Cordeiro, David William Silva dos Santos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.80016
OPERADOR ARGUMENTATIVO “TANTO QUE”: DESCRIÇÃO FUNCIONAL E ATIVIDADE DE ENSINO DE GRAMÁTICA
Ana Cláudia Machado dos Santos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.80011
PARA ALÉM DA CLASSIFICAÇÃO GRAMATICAL: O ENSINO DA CONEXÃO DE ORAÇÕES SOB PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Thamara Santos de Castro, Ane Caroline Santos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.80019
A METÁFORA GRAMATICAL IDEACIONAL E SEUS EFEITOS NA ESCRITA ACADÊMICA
Lucia Rottava, Karen Andresa Teixeira Santorum
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.77817
SABERES NECESSÁRIOS AO ENSINO DE LIBRAS L2 CENTRADO NO GÊNERO: A TEXTUALIZAÇÃO DA ENTREVISTA COM ESPECIALISTA
Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar, Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, Shirley Barbosa das Neves Porto
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79224
A INTERSEÇÃO ENTRE O SABER LINGUÍSTICO E A PRÁTICA DOCENTE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES SOBRE O OBJETO DIRETO ANÁFORICO
Shélida Da Silva dos Santos, Luciana Abrahão Passos Faht
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79967
PROPOSTAS PARA O ENSINO DA DISTINÇÃO ASPECTUAL DOS TEMPOS PRETÉRITOS DO PORTUGUÊS
Érica Azevedo de Souza
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79398
A SINTAXE DAS CONSTRUÇÕES TOPICALIZADAS
Yan Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79701
O TÓPICO-MARCADO NAS REDAÇÕES ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL II: CAMINHOS PARA EVIDENCIAR O GRAU DE LETRAMENTO
Elaine Alves Santos Melo, Simone Barbosa de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79978
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM TRABALHO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PELO OLHAR DA SEMÂNTICA DA ENUNCIAÇÃO
Luciani Dalmaschio, Júlio César Coelho dos Santos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79340
ENTREVISTA COM JOÃO WANDERLEY GERALDI
Ivo da Costa do Rosário, Vania Lucia Rodrigues Dutra
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.84209
ENTREVISTA COM SÓNIA RODRIGUES
Madalena Teixeira, Maria José Grosso
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.84210