Navegação Principal
Conteúdo principal
Barra Lateral
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
Cadastro
Acesso
Toggle navigation
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Início
Arquivos
n. 48 (2024): ESTUDOS GRAMATICAIS E ENSINO
Publicado:
28.05.2024
Edição completa
PDF
APRESENTAÇÃO
Ivo da Costa do Rosário, Madalena Teixeira , Maria José dos Reis Grosso, Vania Lúcia Rodrigues Dutra
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.84208
PROBLEMAS DA LINGUÍSTICA NORMATIVA BRASILEIRA
Marcos Bispo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.80027
UM ESTUDO SOBRE A (RE)TEXTUALIZAÇÃO EM GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS: O ASPECTO DA PROPOSTITURA DISCURSIVA
Sheila Fabiana de Pontes Casado, Edmilson Luiz Rafael
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79448
O TRATAMENTO DOS SUBSTANTIVOS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Gustavo Henrique Viana Lopes, Mônica de Souza Serafim
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79356
GRAMÁTICA NA SALA DE AULA: PERCEPÇÃO DOCENTE E PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Edvaldo Balduino Bispo, Fernando da Silva Cordeiro, David William Silva dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.80016
OPERADOR ARGUMENTATIVO “TANTO QUE”: DESCRIÇÃO FUNCIONAL E ATIVIDADE DE ENSINO DE GRAMÁTICA
Ana Cláudia Machado dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.80011
PARA ALÉM DA CLASSIFICAÇÃO GRAMATICAL: O ENSINO DA CONEXÃO DE ORAÇÕES SOB PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Thamara Santos de Castro, Ane Caroline Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.80019
A METÁFORA GRAMATICAL IDEACIONAL E SEUS EFEITOS NA ESCRITA ACADÊMICA
Lucia Rottava, Karen Andresa Teixeira Santorum
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.77817
SABERES NECESSÁRIOS AO ENSINO DE LIBRAS L2 CENTRADO NO GÊNERO: A TEXTUALIZAÇÃO DA ENTREVISTA COM ESPECIALISTA
Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar, Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, Shirley Barbosa das Neves Porto
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79224
A INTERSEÇÃO ENTRE O SABER LINGUÍSTICO E A PRÁTICA DOCENTE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES SOBRE O OBJETO DIRETO ANÁFORICO
Shélida Da Silva dos Santos, Luciana Faht
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79967
PROPOSTAS PARA O ENSINO DA DISTINÇÃO ASPECTUAL DOS TEMPOS PRETÉRITOS DO PORTUGUÊS
Érica Azevedo de Souza
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79398
A SINTAXE DAS CONSTRUÇÕES TOPICALIZADAS
Yan Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79701
O TÓPICO-MARCADO NAS REDAÇÕES ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL II: CAMINHOS PARA EVIDENCIAR O GRAU DE LETRAMENTO
Elaine Alves Santos Melo, Simone Barbosa de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79978
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM TRABALHO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PELO OLHAR DA SEMÂNTICA DA ENUNCIAÇÃO
Luciani Dalmaschio, Júlio César Coelho dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79340
ENTREVISTA COM JOÃO WANDERLEY GERALDI
Ivo da Costa do Rosário, Vania Lucia Rodrigues Dutra
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.84209
ENTREVISTA COM SÓNIA RODRIGUES
Madalena Teixeira, Maria José Grosso
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2024.84210