SABERES NECESSÁRIOS AO ENSINO DE LIBRAS L2 CENTRADO NO GÊNERO: A TEXTUALIZAÇÃO DA ENTREVISTA COM ESPECIALISTA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: Este trabalho tematiza a área da Libras como Segunda Língua (L2) para ouvintes, no campo de gêneros textuais O objetivo é descrever os mecanismos de textualização em segmentos textuais utilizados pelo enunciador entrevistado em um exemplar do gênero entrevista com especialista. O campo teórico está representado por contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e seus objetos de estudo - modelo de análise e produção de texto e modelo didático de gênero. O contexto de produção dos dados para análise é o de uma entrevista realizada pela pesquisadora (primeira autora) com um especialista em Educação Física para alunos surdos. Os resultados da análise mostram que os enunciados da textualização estão associados ao tema central e ao objetivo do texto sinalizado - apresentar coerência textual no plano da textualização, bem como as unidades linguísticas que marcam a conexão (plano de textualização representado linguisticamente por sinais que funcionam como organizadores textuais); coesão nominal (dêixis pessoal, sinalização espacial e advérbio pronominal); e coesão verbal (verbo ação e verbo ação-colocação). Essa configuração pode subsidiar a construção de um modelo de descrição com vista a sua didatização no ensino de Libras L2 para aprendizes ouvintes e a formação de professore de Libras.
Palavras-chave: Libras L2; Interacionismo Sociodiscursivo; Entrevista com Especialista; Modelo Análise de Texto.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.