A INTERSEÇÃO ENTRE O SABER LINGUÍSTICO E A PRÁTICA DOCENTE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES SOBRE O OBJETO DIRETO ANÁFORICO

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Shélida Da Silva dos Santos
Luciana Faht

Resumo

O ensino de língua portuguesa na educação básica apresenta alguns desafios, entre eles a conciliação dos estudos variacionistas desenvolvidos na academia com sua aplicação em sala de aula. Esse procedimento exige preparo do docente e sua conscientização de professor e pesquisador atento aos usos dos elementos gramaticais em diferentes situações comunicativas, como previsto nos documentos oficiais (BNCC, 2018; LEI 9394/1996). Na tentativa de aplicar essas questões, o presente artigo apresenta a proposta de unir o saber linguístico, a partir da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH, LABOV & HERZOG, 2006 [1968]), e a prática docente em torno do objeto direto anafórico.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, S. D. S. dos, & Abrahão Passos Faht, L. (2024). A INTERSEÇÃO ENTRE O SABER LINGUÍSTICO E A PRÁTICA DOCENTE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES SOBRE O OBJETO DIRETO ANÁFORICO: . Caderno Seminal, (48). https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79967
Seção
Estudos Gramaticais e Ensino