O TRATAMENTO DOS SUBSTANTIVOS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar atividades de um livro didático que envolvam o ensino dos substantivos. Investigou-se em que medida as atividades se associam aos documentos oficiais que orientam a prática docente no Brasil, como os PCN (1998) e a BNCC (2018), e aos estudos linguísticos contemporâneos, sobretudo os de base funcionalista, centrados no uso (NEVES, 2018). Com a análise, é possível averiguar se o material contribui para implementação do Novo Ensino Médio, que deve formar cidadãos efetivamente atuantes, e se contribui para a promoção de um ensino de língua eficaz e significativo. Foi analisado o livro Se liga nas linguagens: português, disponibilizado pelo PNLD 2020. Com as análises, percebeu-se que o material apresenta atividades produtivas e contextualizadas. No entanto, há, ainda, a necessidade de se promoverem mais momentos de reflexão e de aprofundamento de ideias importantes para o desenvolvimento de uma consciência linguística mais aguçada, como o papel das classes gramaticais no texto e a variação linguística.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.