A METÁFORA GRAMATICAL IDEACIONAL E SEUS EFEITOS NA ESCRITA ACADÊMICA

Conteúdo do artigo principal

Lucia Rottava
Karen Andresa Teixeira Santorum

Resumo

Este artigo aborda o recurso linguístico metáfora gramatical e reporta como a conscientização acerca desse domínio linguístico impacta na qualidade da escrita em língua inglesa, levando ao domínio da escrita acadêmica. A base teórica segue a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). O conceito central abordado neste artigo é o da metáfora gramatical, que consiste de uma “variação na forma de expressar um dado sentido” (HALLIDAY, 1994, p. 342), considerada como o principal recurso para a escrita científica e acadêmica. O contexto da pesquisa é formado por discentes de uma licenciatura em Letras Português/Inglês de uma universidade filantrópica. O corpus da pesquisa é composto de textos pertencentes a um dos gêneros textuais que circula na academia: o Relatório do Estágio de Observação. Os resultados mostram que após a implementação do Programa Ler para Aprender houve um aumento no número de ocorrências de metáforas gramaticais na escrita em Inglês/LE dos participantes. Esse aumento impactou na qualidade dos textos de um modo geral ao imprimir maior densidade lexical em suas produções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROTTAVA, Lucia; SANTORUM, Karen Andresa Teixeira. A METÁFORA GRAMATICAL IDEACIONAL E SEUS EFEITOS NA ESCRITA ACADÊMICA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 48, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.77817. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/77817. Acesso em: 11 fev. 2025.
Seção
Estudos Gramaticais e Ensino
Biografia do Autor

Lucia Rottava, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Associada no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Letras, ensino e pesquisa em Linguística Sistêmico-Funcional e Linguística Aplicada.

Karen Andresa Teixeira Santorum, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora de Língua Inglesa no Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Letras pela UFRGS e Pós-Doutora pela UNIFESP.