A METÁFORA GRAMATICAL IDEACIONAL E SEUS EFEITOS NA ESCRITA ACADÊMICA
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Resumo
Este artigo aborda o recurso linguístico metáfora gramatical e reporta como a conscientização acerca desse domínio linguístico impacta na qualidade da escrita em língua inglesa, levando ao domínio da escrita acadêmica. A base teórica segue a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). O conceito central abordado neste artigo é o da metáfora gramatical, que consiste de uma “variação na forma de expressar um dado sentido” (HALLIDAY, 1994, p. 342), considerada como o principal recurso para a escrita científica e acadêmica. O contexto da pesquisa é formado por discentes de uma licenciatura em Letras Português/Inglês de uma universidade filantrópica. O corpus da pesquisa é composto de textos pertencentes a um dos gêneros textuais que circula na academia: o Relatório do Estágio de Observação. Os resultados mostram que após a implementação do Programa Ler para Aprender houve um aumento no número de ocorrências de metáforas gramaticais na escrita em Inglês/LE dos participantes. Esse aumento impactou na qualidade dos textos de um modo geral ao imprimir maior densidade lexical em suas produções.
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