O TÓPICO-MARCADO NAS REDAÇÕES ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL II: CAMINHOS PARA EVIDENCIAR O GRAU DE LETRAMENTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho, objetiva-se (i) descrever as construções de tópico marcado em redações escolares de estudantes do Ensino Fundamental II; (ii) refletir sobre a relação entre as construções de tópico marcado do português brasileiro e a percepção do nível de letramento dos estudantes do Ensino Fundamental II. Tais derivações podem ser divididas de acordo com as suas estruturas: (i) há um movimento do constituinte sintático (cf. RAPOSO et alli, 2014) – como na topicalização, no tópico-sujeito e no antitópico; (ii) há a duplicação, ou cópia do termo topicalizado que se realiza na margem à esquerda – deslocamento à esquerda (cf. NICOLAU DE PAULA, 2012); (iii) há a quebra total na estrutura da predicação: anacoluto ou tópico pendente. Defendemos que as distintas estratégias de tópico-marcado no gênero redação escolar evidenciam a menor ou a maior
percepção do estudante em relação às estratégias de organização textual, o que, por hipótese, evidenciaria o seu grau de letramento. A metodologia é de cunho qualitativo e quantitativo, utilizou-se o Goldvarb-X (SANKOFF, TAGLIAMONTE e SMITH, 2005) e baseia-se na Linguística Textual (KOCH, 1992; MARCUSCHI, 1997) e no Programa Minimalista (CHOMSKY, 1995). Os resultados revelam que: (i) entre os estudantes das escolas públicas há maior uso de estratégias com ruptura sintática; (ii) ao longo da escolarização, os estudantes apresentam dificuldade na percepção da relação entre as construções de tópico marcado e a linearização dos períodos sintáticos.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.