OPERADOR ARGUMENTATIVO “TANTO QUE”: DESCRIÇÃO FUNCIONAL E ATIVIDADE DE ENSINO DE GRAMÁTICA

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Ana Cláudia Machado dos Santos

Resumo

Este trabalho investiga os padrões funcionais do elemento de conexão “tanto que”, atestando a emergência de seu uso como operador argumentativo, um tipo de conector textual-discursivo no âmbito da macrossintaxe, na sincronia do Português Brasileiro (PB). Identificamos as estratégias de articulação dos textos, partindo da ideia de que, para a pesquisa funcionalista, existe uma relação estreita entre as diversas motivações de ordem intra e extralinguísticas que forjam determinadas configurações e moldam modos específicos de dizer. Nesse cenário, elementos de conexão articulam porções textuais, auxiliando a tessitura textual, articulando predominantemente argumentatividade e (inter)subjetividade, sendo recrutados por gêneros discursivos/sequências tipológicas que colaboram para o projeto de texto do autor. Sendo assim, à luz da Linguística Funcional Centrada no Uso, este estudo tem como objetivo central apresentar esse novo uso de “tanto que” caracterizando-o enquanto microconstrução e descrevendo suas propriedades de forma-sentido. Valendo-nos de um corpus sincrônico do PB, composto pela modalidade escrita ou pela escrita como reprodução de fala do site Corpus do Português, realizamos uma análise quali-quantitativa dos dados na primeira etapa da pesquisa. Os resultados parciais apontam que “tanto que” é um operador argumentativo cuja estratégia é acrescentar uma possível comprovação da asserção apresentada na porção textual que o antecede. Por fim, apresenta-se uma proposta de atividade para o trabalho com “tanto que” a partir dos distintos padrões de uso em seus contextos específicos para aplicação no ensino de língua portuguesa no Ensino Médio a partir do eixo “Teorias linguísticas e ensino de gramática”.

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Santos, A. C. M. (2024). OPERADOR ARGUMENTATIVO “TANTO QUE”: DESCRIÇÃO FUNCIONAL E ATIVIDADE DE ENSINO DE GRAMÁTICA: . Caderno Seminal, (48). https://doi.org/10.12957/seminal.2024.80011
Seção
Estudos Gramaticais e Ensino
Biografia do Autor

Ana Cláudia Machado dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Instituto de Letras
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Setor de língua portuguesa