PARA ALÉM DA CLASSIFICAÇÃO GRAMATICAL: O ENSINO DA CONEXÃO DE ORAÇÕES SOB PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

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Thamara Santos de Castro
Ane Caroline Santos

Resumo

Para o desenvolvimento de uma competência discursiva pelos estudantes da
escola básica, principalmente no que se refere às habilidades de leitura e de escrita, é
necessário que se estimule a reflexão sobre os usos dos recursos linguísticos. Assim, é
indispensável que exista uma abordagem funcional do trabalho com língua portuguesa
em sala de aula. Por isso, com base na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional
(HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2014), na qual uma língua é interpretada como um
sistema de significados, acompanhados de formas por meio das quais os significados
podem ser realizados, o objetivo deste trabalho é apresentar uma forma mais pragmática
e menos metalinguística de se tratar o complexo oracional, tradicionalmente conhecido
como período composto. Por meio de um artigo de opinião, foram selecionadas
estruturas oracionais a fim de perceber como estas se relacionam com o propósito
comunicativo do gênero. Dessa maneira, acredita-se em um ensino de gramática a partir
da análise das escolhas léxico-gramaticais, considerando o texto em sua construção
processual, o que possibilitará aos alunos maior autonomia em diferentes contextos de
práticas sociais.

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Como Citar
SANTOS DE CASTRO, Thamara; SANTOS, Ane Caroline. PARA ALÉM DA CLASSIFICAÇÃO GRAMATICAL: O ENSINO DA CONEXÃO DE ORAÇÕES SOB PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 48, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.80019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/80019. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
Estudos Gramaticais e Ensino