ATOS DE CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DE APP-LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2020.52475Palavras-chave:
Pesquisa-formação na cibercultura. Docência Online. Cotidianos. Formação de Professores. App-Learning. Atos de Currículo.Resumo
Esta dissertação se propõe a compreender o conceito de App-Learning, que SANTAELLA define como o processo de aprendizagem que ocorre apoiado pelo uso de aplicativos de dispositivos móveis, tendo como característica fundamental a multiplicidade de funções, as necessidades dos sujeitos, a portabilidade dos dispositivos e a mobilidade dos sujeitos, que mesmo que estejam fisicamente distantes do contexto educacional conectam-se mutuamente, com o ciberespaço e a cidade. Nossa opção metodológica foi a pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS), a multirreferencialidade (ARDOINO) e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos (CERTEAU, ALVES). Buscamos compreender como mobilizar Atos de Currículo (MACEDO) no âmbito da disciplina Informática na Educação, do curso de Pedagogia a distância da UERJ, oferecida em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) / Consórcio CEDERJ. No exercício de aprender por e com aplicativos, buscou-se compreender como criar atos de currículo em educação online com práticas de App-Learning, descobrir quais os usos que os praticantes culturais fazem de seus dispositivos móveis e como são instituídas as práticas de App-Learning em seu cotidiano para formar docentes na Cibercultura. Como achados da pesquisa apresentam-se as narrativas e imagens, as noções de autoria, fundamentação e acessibilidade além da própria experiência, transformação e aprendizado do pesquisador com os praticantes na reinvenção de aplicativos e práticas.
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